20 de janeiro de 2019

Portos de Hamburgo e Mar do Norte preparam-se para o "Hard Brexit"


O porto de Hamburgo diz estar preparado para uma saída do Reino Unido da União Europeia – mesmo se o Brexit ocorrer de forma descontrolada.
A subsecretária de Estado Annette Tabbara, delegada da Cidade Livre e Hanseática ao governo alemão e à União Europeia, declarou ontem: "No que em especial importa ao Porto de Hamburgo, a rejeição parlamentar inglesa ao acordo de retirada é extremamente lamentável".
“No entanto, estamos bem preparados, mesmo para o caso de um Brexit de 'No Deal'. Além dos ajustes legais necessários, dedicamos atenção especial a como podemos minimizar os riscos para os nossos cidadãos e empresas em Hamburgo, bem como universidades e instituições de pesquisa.”
Tendo em conta as ligações económicas tradicionalmente fortes de Hamburgo com o Reino Unido, é especialmente importante organizar o tráfego futuro de mercadorias com a Grã-Bretanha da forma mais harmoniosa possível.
“O porto de Hamburgo e nossos controlos alfandegários e de importação estão bem preparados, mesmo na eventualidade de estrangulamento nos portos de ferry no Canal da Mancha, como Antuérpia ou Roterdão, causem o redireccionamento para Hamburgo. Durante alguns meses, para todos os envolvidos, foi disponibilizado, em Hamburgo, um treino extensivo sobre a preparação para vários cenários Brexit”, declarou o subsecretário Torsten Sevecke.
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Também os portos do Mar do Norte – da Holanda e da Bélgica – estão a seguir de muito perto os desenvolvimentos do Brexit, depois que o Parlamento do Reino Unido rejeitou o acordo Brexit em 15 de Janeiro, desconhecendo-se quais serão as verdadeiras consequências deste desfecho político.
O porto do Mar do Norte da Holanda e da Bélgica estão a monitorizar de perto os desenvolvimentos relacionados com o Brexit “para poder antecipar como a situação irá evoluir e encaminhar as empresas para os canais apropriados”. Referiram, ainda, o empenho em cooperar, estreitamente, com as autoridades e governos relevantes nos Países Baixos e na Flandres.
O Reino Unido é o segundo maior parceiro comercial dos Portos do Mar do Norte, representando cerca de 9% do total das 70,3 milhões de toneladas de transbordo marítimo, que engloba carga como veículos, contentores, materiais de construção, produtos químicos, fertilizantes e produtos de energia e petróleo.
Recentemente, os Portos do Mar do Norte também foram abordados por várias empresas operadoras de ferries que pretendiam iniciar novos serviços a partir destes portos. Esta poderia ser uma das oportunidades resultante do Brexit.
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