22 de janeiro de 2019

Aumenta ida de navios porta-contentores para a sucata em 2019


O mercado de demolição de porta-contentores deverá recuperar este ano, à medida que os proprietários eliminarem os navios mais antigos e mais poluentes das suas frotas, em avanço aos regulamentos de baixo teor de enxofre IMO 2020.
De acordo com o corretor de navios Braemar ACM, de Londres, foram demolidos até agora, em 2019, dez navios porta-contentores, quando no período homólogo de 2018 apenas fora um, de um total de apenas 54 navios enviados para os estaleiros de sucata durante todo o 2018.
As taxas mais elevadas de fretamento verificadas em 2018, resultantes do fortalecimento da procura, persuadiram os proprietários a adiar os seus planos de reciclagem e, em vez disso, reactivar a tonelagem parada.
Isso foi mais evidente no segmento Panamax clássico de 4.000 - 5.300 TEUs, que viu as taxas de fretamento duplicarem para cerca de US $ 10.000/dia.
No entanto, com o arrefecimento do mercado no final do ano, os dados mais recentes da Alphaliner registam 20 navios Panamax ancorados à procura de frete, a que se poderão juntar, muito provavelmente, outros12 no próximo mês, quando os seus afretamentos expirarem.
Na verdade, a Braemar disse que, actualmente, são objecto de procura, para contratos de longo prazo, navios jovens e eficientes, com sistemas de limpeza de gás de exaustão (purificadores) instalados.
A partir do 1º de Janeiro de 2020, os navios que operarem em todo o mundo terão de consumir combustível com um teor máximo de enxofre de 0,5%, ou terão de ter instalado um sistema de depuração de gases de evacuação, se queimarem óleo combustível pesado (HFO), eventualmente, mais barato.
A maioria dos analistas prevê que a diferença entre HFO e LSFO será de cerca de US $ 200 por tonelada. Supondo que este cenário de preço se concretiza, os armadores poderiam, em teoria, recuperar o custo de seu investimento em depuradores em poucos anos, dependendo do tamanho do navio e do seu padrão comercial.
Mas essa mesma economia de depuração não se aplica a navios mais antigos, com valor venal não seja significativamente superior ao custo de instalação dos sistemas de depuração a bordo, que podem chegar a US $ 10 milhões por unidade.
Espera-se, portanto, que os proprietários de uma tonelagem mais antiga e não-operacional renovem o interesse pela demolição à medida que o ano avança, dando assim um impulso ao mercado de demolição.
No entanto, o desmantelamento também poderá estar nas agendas dos maiores transportadores oceânicos, à medida que se preparam para a chegada da IMO 2020.
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