Os preços dos combustíveis
variam, é claro, mas, com base nos pressupostos apresentados pela Seatrade
Maritime, parece que os depuradores podem ser um fraco investimento se as
avaliações iniciais do spread entre o
combustível de alto teor de enxofre e a versão de baixo teor estiverem correctas.
Como o artigo observa, “se o spread
de combustível cair para apenas US $ 40, não haverá qualquer vantagem económica
para um depurador de 20MW, enquanto que, com um spread de US $ 100, teria um período de retorno inferior a dois
anos”.
O que chama a atenção neste
tipo particular de argumento económico, no entanto, é a falta de consideração
sobre qual o peso relativo dos custos.
Os depuradores exigem pesados
investimentos pelas companhias marítimas, cujos clientes virão, mais tarde, a
beneficiar dos custos mais baixos do combustível. As linhas que não optam por
depuradores estão a transferir os sobrecustos de combustível aos seus clientes,
os quais, no futuro, poderão, por sua vez, vir a escolher uma transportadora
que fez o investimento.
E este é um argumento económico radicalmente diferente no caso dos
depuradores versus o combustível de alto custo.Fonte
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