Um projecto para avaliar o
metanol como combustível naval na Ásia envolverá a instalação de um motor
movido a metanol numa embarcação para testar a eficiência como combustível e
viabilidade de baixas emissões no Porto de Singapura.
A primeira fase do projecto
consistirá em testes de bancada ao motor a utilizar, através do programa de
avaliação GreenPilot de Gotemburgo, na Suécia. Na segunda fase, o motor será
enviado para Singapura para instalação a bordo de uma embarcação, provavelmente
um barco de pilotos, para monotorização, integrado na frota, para um teste em
serviço de seis meses, seguido de uma desmontagem do motor para testar folgas e
compatibilidade de materiais.
"Para os players marítimos em Singapura, o projecto
será uma demonstração útil dos benefícios do metanol como combustível marítimo,
incentivando-os a considerá-lo como um combustível alternativo, após um melhor percebimento",
disse Chris Chatterton, COO do Methanol Institute. (MI), que está a apoiar o projecto
na Nanyang Technological University (NTU) de Singapura.
O Sr. Chatterton
acrescentou: “O projecto GreenPilot, juntamente com os projectos SUMMETH
(Suécia) e Methaship (Alemanha), mostraram que o metanol pode ser facilmente
adoptado como combustível marítimo a um custo razoável e sem a complexidade de
outras alternativas de baixa emissão."
As reduções de emissões
foram substanciais em comparação com o óleo combustível convencional. Não havendo
enxofre no metanol as emissões de NOx são nulas, pelo que o motor respeita os
padrões de emissões de NOx, Nível III.
As emissões de particulados da combustão foram 99% menores do que as do
óleo combustível convencional e tendo o metanol como matéria-prima não fóssil,
as emissões de gases de efeito estufa podem ser reduzidas de forma significativa.Fonte
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