9 de janeiro de 2019

Novo projecto pretende testar emissões de metanol

Um projecto para avaliar o metanol como combustível naval na Ásia envolverá a instalação de um motor movido a metanol numa embarcação para testar a eficiência como combustível e viabilidade de baixas emissões no Porto de Singapura.
A primeira fase do projecto consistirá em testes de bancada ao motor a utilizar, através do programa de avaliação GreenPilot de Gotemburgo, na Suécia. Na segunda fase, o motor será enviado para Singapura para instalação a bordo de uma embarcação, provavelmente um barco de pilotos, para monotorização, integrado na frota, para um teste em serviço de seis meses, seguido de uma desmontagem do motor para testar folgas e compatibilidade de materiais.
"Para os players marítimos em Singapura, o projecto será uma demonstração útil dos benefícios do metanol como combustível marítimo, incentivando-os a considerá-lo como um combustível alternativo, após um melhor percebimento", disse Chris Chatterton, COO do Methanol Institute. (MI), que está a apoiar o projecto na Nanyang Technological University (NTU) de Singapura.
O Sr. Chatterton acrescentou: “O projecto GreenPilot, juntamente com os projectos SUMMETH (Suécia) e Methaship (Alemanha), mostraram que o metanol pode ser facilmente adoptado como combustível marítimo a um custo razoável e sem a complexidade de outras alternativas de baixa emissão."
As reduções de emissões foram substanciais em comparação com o óleo combustível convencional. Não havendo enxofre no metanol as emissões de NOx são nulas, pelo que o motor respeita os padrões de emissões de NOx, Nível III.
As emissões de particulados da combustão foram 99% menores do que as do óleo combustível convencional e tendo o metanol como matéria-prima não fóssil, as emissões de gases de efeito estufa podem ser reduzidas de forma significativa.
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