A P & O Ferries,
empresa britânica de transporte marítimo, decidiu registar toda a sua frota
operacional do Canal da Mancha em Chipre, disse um porta-voz da empresa, na
sexta-feira.
A decisão segue a
reformulação inicial de dois de seus navios que operam entre Dover e Calais, o
" Pride of Britain "
e o " Pride of France ".
Os outros navios no
Canal da Mancha são o "Pride of Canterbury", "Pride of
Kent", "Pride of Burgundy" e "European Seaway".
“Antes da saída da
Grã-Bretanha da União Europeia a 29 de Março de 2019, realizamos uma revisão do
estado de bandeira dos nossos navios do Canal da Mancha. Por razões
operacionais e contabilísticas, concluímos que a melhor opção seria reembandeirar
todos os navios em Chipre”, disse o porta-voz.
Sobre a razão pela
qual a empresa escolheu a bandeira de Chipre em particular, ele acrescentou: “A
bandeira de Chipre está na lista branca dos Memorandos de Entendimento de Paris
e Tóquio, resultando em menos inspecções e atrasos, no que resultará num regime,
significativamente, mais favorável de imposto sobre a tonelagem, uma vez que os
navios serão registados num Estado-Membro da UE.
"Não temos planos de fazer quaisquer outras alterações,
incluindo os termos e condições de qualquer um dos nossos marítimos, em
resultado dos novos acordos," concluiu.Fonte
N.R. Exemplo claro da falta de visão da governação portuguesa, que poderia ter trazido para a bandeira nacional estes navios, altamente especializados. Infelizmente, essa mesma governação não tem assessores que entendam, minimamente dos sectores, que tutelam deixando fugir as oportunidades. Tal como as grandes empresas ligadas aos seguros, ao investimento em navios e outros sectores operacionais ligados ao shipping, que paulatinamente têm vindo a procurar e estabelecer subsidiárias no EEE e, invariavelmente, nenhuma em Portugal. Só se lembraram do medicamento. Não sabem, pronto!
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