A aliança de linha
de transporte marítimo 2M confirmou que Liverpool passará a ser ligação
permanente, integrada no seu serviço TA4, que liga a Europa a vários portos dos
EUA.
O movimento segue-se
à introdução da escala temporária em Julho de 2018, resultante da interrupção
continuada que surgiu no porto de Felixstowe.
Actualmente, o
serviço é usado para exportar cargas do Reino Unido, como produtos alimentícios
e retalho, embora tenha agora despertado interesse pelo comércio de bens
industriais e manufacturados.
Mark Whitworth,
presidente-executivo da Peel Ports, afirmou: “A maré está claramente a favor de
Liverpool, já que as companhias marítimas e os seus clientes perceberam como a nossa
localização pode beneficiar toda a cadeia de fornecimento. O sudeste britânico tem
portos congestionados, uma escassez aguda de transporte terrestre e grandes
preocupações sobre o impacto do Brexit no comércio continental. O negócio logístico
é, naturalmente, avesso ao risco, especialmente nestes tempos sem certezas, embora
seja evidente que as recompensas serão para aqueles que tomarem medidas
ousadas. ”
Uma das empresas que
utilizam o serviço é a YKK (U.K.) Ltd, fabricante mundial de zíperes (fechos de
correr) e fixações industriais, para reenchimento de bobinas de metal nos EUA, posteriormente
devolvidas à sua instalação Runcorn para fabricação de peças automóveis
especializadas em todo o mundo.
Paul Kelly, Gerente de Supply Chain da YKK (U.K.) Ltd, disse: “A solução simplifica a nossa cadeia de abastecimentos,
reduzindo a distência, o uso de carbono e os custos. Trabalhando com a Peel
Ports, a MA Logistics e a MSC, pudemos usar a proximidade de Liverpool à nossa
base Runcorn, pelo que este novo serviço transatlântico vem beneficiar tanto o
meio ambiente, quanto as nossas operações.”
Asbjorn Kops, Director
Comercial e Marketing da Maersk, disse: “A mudança temporária do nosso serviço
transatlântico para Liverpool permitiu-nos manter a nossa oferta abrangente no
Reino Unido, com a ampla gama de conexões da nossa rede global. Com base na procura
e no interesse de empresas em todo o noroeste britânico, temos o prazer de
tornar esta mudança permanente ”.
Dan Everitt, Director
Administrativo da MSC UK, disse: “A MSC tem conectado o Liverpool às rotas
globais desde 2001 e o Porto de Liverpool é parte integrante de nossa rede
logística no Reino Unido. A alteração que fizemos neste serviço tem funcionado
muito bem, tanto para nós como para os nossos clientes, pelo que faz sentido mantê-lo
em definitivo”.
O serviço utilizará
uma rotação de portos com base em Antuérpia, Roterdão, Bremerhaven, Liverpool,
Newark, Savannah, Port Everglades e North Charleston.
No início deste ano, a Peel Ports introduziu um serviço de
frete ferroviário directo a partir do Porto de Liverpool em parceria com a DB
Cargo. Actualmente, é o único grande terminal de contentores do Reino Unido a
oferecer conectividade tridimensional, com transporte rodoviário, ferroviário e
fluvial, o Manchester Ship Canal, além do transporte marítimo de curta
distância.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário