11 de janeiro de 2019

Desaparecimento misterioso de navio-tanque de óleo de palma

O paradeiro de um navio-tanque de 1.950 toneladas que desapareceu ao largo de West Java em 28 de dezembro permanece desconhecido, com a Agência Nacional de Busca e Resgate (Basarnas) e a Marinha a não saberem explicar o desaparecimento.
O Namse Bangdzod, que transportava 1 milhão de litros de óleo cru de palma (CPO), partiu de Sampit, Kalimantan Central, em 27 de dezembro, e devia chegar ao porto de Tanjung Priok, em Jacarta, no dia seguinte.
O Escritório da Autoridade Portuária de Sampit disse que perdeu o contacto com o navio nas águas de Ujung Karawang, Java Ocidental, em 28 de dezembro, e que o navio nunca chegou a Tanjung Priok.
De acordo com o sítio de rastreamento marinetraffic.com, o navio-tanque encontrava-se nas águas de Ujung Karawang até 3 de Janeiro, com a última entrada de dados a suceder às 9h42 da manhã daquele dia.
As autoridades, agora, questionam-se se o navio afundou ou foi sequestrado.
A Basarnas acredita que o navio-tanque, que é tripulado por um capitão e 11 tripulantes, foi vítima de pirataria, pelo que irá terminar a sua busca pelo navio (que dura há três dias).  “Acreditamos que tenha sido sequestrado. Isso significa que não é mais da nossa responsabilidade”, disse o porta-voz da agência Suhri Sinaga aos media na quarta-feira.
A Marinha, no entanto, não está convencida. Arba Agung, que dirige a Agência de Informação da Marinha no 1º Comando da Frota, que supervisiona a parte ocidental da Indonésia, Jacarta-Sabang, disse que é cedo demais para dizer que o navio-tanque tenha sido sequestrado. Disse, ainda, que a hipótese de pirataria ser improvável, por a rota ser considerada segura, sem histórico de pirataria.
O navio construído em 1993, de propriedade da empresa de transporte PT Petronusa Niaga Energy e operada pela PT Surabaya Shipping Lines, tem 75,15 metros de comprimento.
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