O paradeiro de um navio-tanque
de 1.950 toneladas que desapareceu ao largo de West Java em 28 de dezembro
permanece desconhecido, com a Agência Nacional de Busca e Resgate (Basarnas) e
a Marinha a não saberem explicar o desaparecimento.
O Namse Bangdzod,
que transportava 1 milhão de litros de óleo cru de palma (CPO), partiu de
Sampit, Kalimantan Central, em 27 de dezembro, e devia chegar ao porto de
Tanjung Priok, em Jacarta, no dia seguinte.
O Escritório da
Autoridade Portuária de Sampit disse que perdeu o contacto com o navio nas
águas de Ujung Karawang, Java Ocidental, em 28 de dezembro, e que o navio nunca
chegou a Tanjung Priok.
De acordo com o sítio
de rastreamento marinetraffic.com, o
navio-tanque encontrava-se nas águas de Ujung Karawang até 3 de Janeiro, com a
última entrada de dados a suceder às 9h42 da manhã daquele dia.
As autoridades,
agora, questionam-se se o navio afundou ou foi sequestrado.
A Basarnas acredita
que o navio-tanque, que é tripulado por um capitão e 11 tripulantes, foi vítima
de pirataria, pelo que irá terminar a sua busca pelo navio (que dura há três
dias). “Acreditamos que tenha sido
sequestrado. Isso significa que não é mais da nossa responsabilidade”, disse o
porta-voz da agência Suhri Sinaga aos media na quarta-feira.
A Marinha, no
entanto, não está convencida. Arba Agung, que dirige a Agência de Informação da
Marinha no 1º Comando da Frota, que supervisiona a parte ocidental da
Indonésia, Jacarta-Sabang, disse que é cedo demais para dizer que o
navio-tanque tenha sido sequestrado. Disse, ainda, que a hipótese de pirataria
ser improvável, por a rota ser considerada segura, sem histórico de pirataria.
O navio construído em 1993, de propriedade da empresa de
transporte PT Petronusa Niaga Energy e operada pela PT Surabaya Shipping Lines,
tem 75,15 metros de comprimento.Fonte
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