3 de dezembro de 2016

A Hamburg Süd já está! Qual o senhor que se segue?

Não foi grande surpresa a venda da 7ª operadora mundial de contentores, já que durante toda a semana foi tema dominante de toda a mídia especializada, sob rumores daquilo que veio mesmo a suceder: a Maersk Line havia comprado a Hamburgo Süd, permitindo à dinamarquesa uma participação de 18,6% no mercado global.
Olhemos, então, para o que muito provavelmente irá suceder proximamente na maior fase de consolidação no transporte de contentores, de que há memória. Com a Hanjin Shipping fora de jogo, as japonesas NYK, MOL e K Line unindo forças, as chinesas Cosco e China Shipping agregadas por Pequim, a NOL englobada na CMA CGM e com a aquisição da UASC pela Hapag-Lloyd, antes da notícia de 5ª feira, chegamos à conclusão que restam apenas 11 transportadoras globais, bem abaixo das 20 do início da década.
A ZIM de Israel, entretanto, solicitou ao Banco Citi que preparasse a alienação da sua rede global, com o objectivo de se expandir e solidificar como operador regional, intra-mediterrânico.
Centram-se, agora, as atenções em outros dois gigantes: Yang Ming, de Taiwan, e a OOCL, de Hong Kong. Ambos operam uma frota de cerca de 575.000 TEU cada – menos de metade que os analistas estimam ser necessário para prosperar no ambiente actual do mercado. Ambos vão negando estar à procura de oportunidades de venda, mas... quem sabe se por um preço justo...
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