Na quarta-feira, o presidente da Comissão de Serviços
Financeiros da Coreia do Sul reiterou declarações anteriores de que a Daewoo
Shipbuilding and Marine Engineering não seria alvo de fusão com a Samsung Heavy
Industries e a Hyundai Heavy Industries.
“As três grandes empresas [DSME, HHI e SHI] estão sob
reestruturação e uma potencial fusão iria prejudicar todas elas”, disse a mesma
fonte em conferência de imprensa. A Comissão acredita que as novas
regulamentações da OMI sobre tratamento de água de lastro e limitação de emissões
de enxofre irão criar um ressurgimento na construção naval.
A DSME perdeu cerca de 1 milhar de milhão de USD no primeiro
semestre de 2016 e está a lutar para cortar custos. Como parte de seus esforços
de reestruturação, está a reduzir custos laborais através de cessação de
actividade, demissões, aposentação antecipada e saídas por rescisão amigável.
Entretanto o escândalo da ocultação de contas na DSME vai crescendo.
Na terça-feira foram acusados três funcionários do ramo sul-coreano da firma de
contabilidade Deloitte, alegadamente por terem ignorado a alegada fraude contabilística
da DSME em 2013 e 2014. Três ex-executivos da DSME já foram presos em conexão
com o caso.
A Deloitte Anjin negou qualquer irregularidade e disse
que havia exigido à DSME que reformulasse os seus lucros. O construtor de
navios publicou os valores revistos para 2013 e 2014 no final de Março, depois das
auditorias externas terem identificado que as perdas extraordinária de US $ 1,7
mil milhões de 2015 foram provocadas pelos resultados dos anos anteriores.Artigo original
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