São cada vez mais recentes os navios porta-contentores vendidos
para desmantelamento e sucata.
A Rickmers Maritime Trust, com sede em Singapura, confirmou a
venda para sucata de um navio de porta-contentor de 7 anos de idade que havia
custado, segundo dados da IHS Markit, 60 milhões de dólares americanos. É o navio
mais novo de sempre a ser demolido e ajudará a pagar, parcialmente, uma amortização
de empréstimo. O actual valor do navio será de 5,9 milhões de USD, de acordo
com a vesselvalue.com.
O armador de Singapura, com problemas financeiros, está a vender
o Rickmers India (que havia servido como Hanjin Newport, fretado à falida
sul-coreana), construído em 2009, com capacidade para 4.250 TEU’s (Panamax), num
acordo com a agência local do banco alemão Commerzbank AG. O banco concordou em
renunciar ao reembolso de uma parte "considerável" do empréstimo após
a Rickmers concluir a venda do navio e cumprir algumas outras condições.
O desmantelamento deste navio expõe à evidência a crise profunda
enfrentada pelos proprietários de navios Panamax clássicos de 4.000 a 5.100
TEUs, após a ampliação do Canal do Panamá em Junho e que permite o trânsito a navios
de até 13.500 TEUs.
Este facto está a levar ao desmantelamento de navios cada
vez mais recentes, sem que os proprietários consigam antecipar quaisquer
melhorias, tanto de utilização, como de fretamento.
Com uma frota de 16 navios Panamax, a Rickmers Maritime é
uma das maiores vítimas da crise. A empresa tem cinco navios amarrados sem
utilização, encontra-se a negociar seis no mercado spot e tem outros cinco fretados em termo de longo prazo a
transportadoras líderes de mercado.
Segundo a analista Alphaliner, foram dez os navios de
3.100 a 5.000 TEUs enviados para os sucateiros apenas em Novembro.Notícia completa
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