30 de dezembro de 2016

Navio em construção para Timor-Leste

A necessidade de ligações entre o enclave de Oé-Cusse e a parte leste da ilha de Timor, levou a RAEOA (Região Administrativa Especial de Oé-Cusse Ambeno) a criar condições de transportes de pessoas e bens, tendo adquirido um avião (Twinter) com capacidade para 19 pessoas e mandado construir um ferry em Portugal.

Este ferry deriva da compra em hasta pública, pelo Governo de Timor Leste, dos equipamentos adquiridos pela Empordef (gestora dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo) e do projecto do antigo ferry encomendado pela Atlanticoline dos Açores em conjunto com o Atlântida, objecto de grande controvérsia.
Trata-se de um daily ferry que servirá os portos a norte da ilha de Timor, podendo rumar a portos estrangeiros (ex. Bali, Kupang, Darwin e ilhas indonésias vizinhas) porque sairá com certificação internacional, cumprindo com toda a legislação internacional.

Irá ligar Pante Makassar (capital do enclave de Oé-Cusse) a Díli (90 milhas náuticas) a capital de Timor Leste e outros portos do território nacional. A gestão e o pagamento do navio foi entregue á ZEESM (Zona Económica Especial Social de Mercado) da RAEOA e espera-se que os Estaleiros Navais do Mondego – Atlanticeagle Shipbuilding Lda – entreguem o navio em Maio de 2017, após o qual seguirá viagem para Timor Leste.
A RAEOA é, de momento e por excelência, o pólo do desenvolvimento de Timor Leste, sendo este navio o garante do transporte via marítima de pessoas, bens e autos ligeiros na deslocação entre as várias regiões, dando garantias de segurança e conforto equiparáveis aos padrões europeus e a possibilidade de os familiares se deslocarem, nas suas visitas, sem terem de pagar verdadeiras fortunas em vistos e passagem de viaturas e bens pelo território indonésio.
Com uma instalação propulsora diesel-eléctrica composta por 3 grupos geradores de 2.100 KVA que alimentam 2 motores eléctricos de 1.900KW cada que por sua vez accionam 2 propulsores azimutais com hélices de passo fixo com 2,4 m de diâmetro, pode atingir uma velocidade de 15 nós. O navio será também equipado, para maior manobrabilidade, com dois impulsores de proa de 405 KW cada, bem como, para maior conforto no mar, de estabilizadores de alheta retráctil além de tanques de balanço.
O navio, com o nome de Haksolok, será operado por uma tripulação de 21 elementos e terá capacidade para 377 passageiros e 25 viaturas.

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