Sete construtores navais chineses, cujas carteiras incluem a
construção de plataformas, formaram uma nova aliança, para poderem conseguir realizar
economias de custos através do compartilhamento de recursos.
A aliança, chamada China Offshore (Deepsea) Industry
Alliance, foi, formalmente, constituída em Pequim, a 28 de Dezembro.
Os membros da aliança incluem os estaleiros Yantai CIMC
Raffles, Xangai Zhenhua Heavy Industries Company (ZPMC), Cosco (Qidong)
Shipyard, Xangai Waigaoqiao Shipbuilding (SWS), China Merchants Heavy Industry
(Shenzhen), Dalian Shipbuilding Offshore Industry e Cosco Shipyard, todos eles
membros da “Lista Branca” lançada pelo governo chinês em Novembro de 2015.
Os construtores navais da “Lista Branca” comprovaram a sua
competência tecnológica e beneficiam de condições de financiamento mais
favoráveis. No caso dos construtores de plataformas, é critério para permanecer
na “Lista Branca” que eles investam, pelo menos, 2% da sua receita anual no
desenvolvimento de design e tecnologia.
São várias as instituições de pesquisa, universidades,
fornecedores de equipamentos e bancos que apoiam estes construtores, agora
coligados, no prosseguimento do desenvolvimento de um equipamento de perfuração
chinês para águas profundas.
Durante o lançamento da aliança, Xin Guobin,
vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, enfatizou que o sector de
equipamentos offshore e marítimos é
uma das 10 indústrias incluídas na estratégia governamental “Made in China 2025” para o país e a base
da ambição da China em se tornar uma nação de construção naval.Artigo original
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