A gigante dinamarquesa Maersk Line anunciou planos para
desmantelar oito navios Panamax em estaleiros na Índia e na China.
A maior empresa de transporte marítimo de contentores do
mundo vem sendo atacada este ano por causa de suas práticas de desmantelamento
de navios, especialmente o seu regresso às instalações de encalhe em Alang, na
Índia, onde a empresa pretende reciclar mais navios no futuro.
A Maersk informou que dos oito navios, quatro serão reciclados
em Alang, incluindo dois em Shree Ram e dois em Y.S. Investiments. Neste
momento, já estão dois navios da Maersk a serem reciclados em Shree Ram, embora
noutro estaleiro.
Os quatro navios a serem enviados para a China serão
reciclados na Jiangyin Xiagang Changjiang Ship Recycling na China, uma
instalação certificada pela Lloyd's Register.
Os valores do contrato resultam de um concurso lançado em Novembro,
em que cinco instalações de reciclagem de navios foram criteriosamente escolhidas,
na Índia e na China, sendo posteriormente convidadas a participar. Todos os
recicladores de navios concordaram com o A.P. Moller – Maersk Responsible Ship
Recycling Standard (Padrão de Reciclagem de navios da Maersk - RSRS) como pré-requisito
para entrar no concurso.
A Maersk diz que a supervisão da reciclagem na Índia será
realizada por superintendentes da Maersk QHSE e consultores externos para
assegurar operações responsáveis de reciclagem de navios de acordo com o
padrão A.P. Moller - Maersk RSRS.
Nos próximos anos, a Maersk Line diz que espera reciclar
um maior número de navios, à medida que eles forem chegando ao seu final de vida
económico.Artigo original
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