22 de dezembro de 2016

UE divulga primeira lista de recicladores de navios aprovados

A 20 de Dezembro, a Comissão Europeia (CE) emitiu a sua primeira lista de instalações aprovadas para reciclagem de navios. Não inclui nenhum local fora de Europa e deixa a resposta à “questão quente” (encalhe nas praias) para “as calendas”. O Grupo Maersk e a Associação dos Armadores da Comunidade Europeia apoiavam a inclusão de várias plataformas de desmantelamento no sul da Ásia, enquanto grupos sindicais e ambientais pressionaram a CE a restringir a lista a instalações mais desenvolvidas na UE, na Turquia e na China.
"Os primeiros 18 estaleiros incluídos na Lista estão todos localizados na UE", disse a comissão em comunicado. "Cumprem os rigorosos requisitos para a inclusão na lista e, por conseguinte, terão acesso exclusivo à reciclagem dos navios que arvoram pavilhão dos Estados-Membros da União". A comissão disse que ainda está a analisar pedidos de estaleiros fora da UE, esperando publicar uma segunda lista cobrindo instalações estrangeiras no próximo ano.
A maioria dos estaleiros europeus listados desmantelam os navios ao cais ou em doca seca - métodos bem diferentes dos empregados nos estaleiros do Sul da Ásia, que encalham os navios nas praias e aí os desmancham.
O novo regulamento da UE entrará em vigor quando a capacidade anual de desmantelamento de navios de todos os estaleiros listados atingir os 2,5 milhões de TLD (ou, no máximo, até o final de 2018). Os 18 estaleiros desta lista têm uma capacidade máxima combinada de 1,1 milhão de TDT, sendo que, apenas três deles, podem tratar navios de tamanho Panamax. Juntos, esses três estaleiros têm capacidade para o desmantelamento de até duas dúzias de graneleiros Panamax por ano. Esta capacidade limitada reflecte a quão relativa quota de mercado que a UE tem neste sector.
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