O porto de Antuérpia movimentou 10 milhões de unidades
equivalentes de 20 pés pela primeira vez em 2016, prolongando a sua tendência
de crescimento e que, certamente, irá aumentar ainda mais a sua quota de
mercado no raio de cobertura Le Havre/Hamburgo, com portos altamente
competitivos.
O segundo maior hub
de contentores da Europa aumentou o tráfego em 4,2%, de 9,65 milhões de TEUs em
2015 para 10,06 milhões em 2016, de acordo com dados provisórios, imediatamente
a seguir ao líder de mercado Roterdão e cimentando a sua liderança em relação ao
terceiro classificado este ano, o porto de Hamburgo.
Para tornar o porto de Antuérpia mais atraente para as novas
alianças de navegação e aos seus meganavios, o porto abriu este ano a maior eclusa
do mundo, melhorando, assim, o acesso ao seu terminal Waasland. A eclusa de
Kieldrecht levou cinco anos a construir e pode acomodar os actuais maiores
navios do mundo em operação. Anteriormente, apenas uma eclusa, a Kallo Lock,
permitia o acesso a Waasland, o que significava que os navios tinham que
esperar na fila por mais de três horas para entrar no porto.
A produção total também atingiu um máximo histórico de mais
de 214 milhões de toneladas (235,9 toneladas) em 2016, acima do recorde
anterior de 208,4 milhões de toneladas movimentadas em 2015.
Segundo os dados da entidade portuária, o volume movimentado
de RO-RO caiu 1,9%, para pouco menos de 4,6 milhões de toneladas. Na carga
geral convencional assistiu a uma queda de 2,4%, ficando-se pelas 9,76 milhões
de toneladas, apesar do aumento de 12% nos embarques de aço, não suficiente
para colmatar a quebra por menores volumes de metais não ferrosos, fruta, papel
e celulose.Artigo original
Sem comentários:
Enviar um comentário