14 de dezembro de 2016

Novas regras para o empréstimo de capital ameaçam o sector da navegação

A indústria global de transporte marítimo sofrerá uma crise de crédito se as novas regras de capital bancário forem implementadas num sector já debilitado pela dívida tóxica, dizem os banqueiros.
O Comité de Supervisores Bancários (Comité de Basileia) de quase 30 países reuniu-se no Chile no mês passado num esforço para completar as novas regras para os credores nos principais centros financeiros do mundo. Neste momento procede-se ao acerto dos detalhes.
Embora as regras não visem especificamente o transporte marítimo, algumas das maiores exigências de requisitos no âmbito do regulamento proposto, provavelmente, serão nos modelos que os bancos usam para decidir a quantidade de capital deve ser reservado quando emprestam aos armadores.
Cerca de 90 por cento do comércio mundial é transportado por via marítima, mas a indústria naval está enredada na sua pior crise alguma vez registada, com o comércio internacional a contrair e as taxas de frete a caírem, num mercado com excesso de navios.
Fontes conhecedoras das negociações confidenciaram que os reguladores estavam a trabalhar para suavizar as propostas depois que a União Europeia as ameaçou boicotar, por temer enormes exigências de capital de reserva na concessão de crédito.
Apesar dos progressos nas negociações, que ainda precisam de endosso, fontes bancárias dizem que a probabilidade de um considerável aumento nos requisitos de capital continua sendo a principal preocupação.
A agência de rating Moody's previu esta semana uma contracção nos embarques globais de mercadoria para 2017.
Os bancos alemães - que asseguram um quarto dos US $ 400 mil milhões da dívida marítima pendente – estão a lutar para recuperar os seus empréstimos. Outros credores europeus com portfólios relevantes no sector, ​​temem que as novas propostas os vão esmagar também.
Actualmente, os bancos europeus estão a tentar reduzir a sua exposição no sector, tendo o Banco Central Europeu lançado uma revisão dos empréstimos aos bancos do sector marítimo, o que já havia levantado preocupações entre os credores, que poderão ser obrigados a aumentar as suas reservas de capital e fazer maiores provisões para perdas.
As novas regras irão aumentar, ainda mais, a pressão sobre os bancos com grande exposição à navegação e que têm empréstimos improdutivos, segundo fontes financeiras. O Deutsche Bank e os rivais estatais HSH Nordbank e NordLB estão entre os bancos alemães com alguns dos maiores portfólios problemáticos no sector.
Artigo original

Sem comentários:

Enviar um comentário