16 de dezembro de 2016

O arrendamento de instalações portuárias por russos levantam preocupações na Suécia

O governo da Suécia disse na terça-feira que não impedirá que dois municípios aluguem duas instalações portuárias à Gazprom da Rússia para facilitar a construção do gasoduto Nord Stream 2, apesar de preocupações com a segurança.
"O uso dos portos afectará negativamente os interesses de defesa sueca e já informámos os municípios disso mesmo", disse o ministro da Defesa, Peter Hultqvist, a jornalistas na terça-feira.
O acordo para alugar os dois portos poderá render até US $ 6,5 milhões para a ilha de Gotland e US $ 10,5 milhões para Karlshamn, no sueste da Suécia.
No entanto, os portos estão situados em áreas estrategicamente sensíveis e tanto o exército sueco como o serviço de segurança e defesa, (além da oposição de centro-direita no parlamento), já expressaram sua oposição.
O plano de US $ 10,3 mil milhões da Gazprom duplicará a capacidade do actual gasoduto Nord Stream sob o Mar Báltico. A Rússia tem encontrado resistência por parte de países como a Ucrânia, que se vê a perder ganhos relativos ao trânsito do gás russo que atravessa o seu território para o abastecimento da UE.
Artigo original

Sem comentários:

Enviar um comentário