17 de dezembro de 2016

Os carregadores do sector Leste-Oeste vêem o primeiro aumento nas taxas de frete

As taxas de frete marítimo para carga transportada sob contratos nas principais rotas de comércio Leste-Oeste viram uma inversão de tendência no 4T 2016, de acordo com o Benchmarking Club da Drewry, um grupo fechado de 50 revendedores multinacionais e fabricantes que monitorizam de perto as suas taxas de frete contratadas.
O índice Drewry Benchmarking Club, baseado nos dados médios das taxas de frete contratadas pela Transpacific e Ásia-Europa fornecidas, confidencialmente, pelos carregadores, aumentou 3% no último trimestre, depois de terem vindo a cair por mais de 6 trimestres consecutivos.
O ano de 2017 será o primeiro ano de aumento das taxas de contrato desde 2010 e isso pode surgir como um choque para alguns gestores de logística que se acostumaram aos custos deflacionados do transporte internacional ao longo dos últimos anos", disse a Drewry.
A Drewry chama a atenção para o paradoxo de as taxas aumentarem apesar do excesso de tonelagem continuar a ser severa em 2017. Mas factores como os preços mais elevados de combustível, o nível anteriormente insustentável das taxas e a falência Hanjin estão agora a pressionar, fortemente, os preços dos fretes.
Alguns dos clientes de BCO da Drewry estão preocupados com o facto de que a rápida consolidação da indústria do transporte marítimo – que passou das "20 principais operadoras globais" para um grupo menor de "14 principais transportadoras" – aumentará, substancialmente, o poder de negociação das transportadoras.
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