Todos os anos ocorrem, em média, cerca de 6 ciclones no Atlântico Norte, 8 no Pacífico Norte Oriental e 17 Tufões no Pacífico Norte Ocidental. Poucas pessoas (excluindo os marinheiros) sabem que há uma outra temporada de ventos ciclónicos que ocorre tanto no Atlântico Norte como no Pacífico Norte e que se estende de setembro a maio. Essas tempestades não ocorrem nos trópicos, mas, em vez disso, estão associadas aos ciclones extratropicais das latitudes médias.
Tempestades Extratropicais
Um ciclone extratropical, também chamado de ciclone de latitude média, é um sistema de tempestade que obtém a sua energia a partir de gradientes de temperatura horizontais e está mais frequentemente associado a ondulações frontais. Os ciclones tropicais, pelo contrário, são gerados pela energia libertada na forma de nuvens e chuva em massas de ar tropicais quentes e húmidas. Ciclones extratropicais ocorrem ao longo do ano e podem variar amplamente de tamanho, de menos de 100 MN a mais de 2.500 MN. Em média, os ciclones extratropicais duram cerca de 5 dias; no entanto, os eventos de vento com força de ciclone, quando associados a esses sistemas, duram, por norma, 24 horas ou menos.
Tempestades com a força de ciclone
Há muito se sabe que os ciclones extratropicais, por vezes, podem produzir ventos com a força de furacão, mas foi apenas depois da implantação da moderna tecnologia de satélite que os meteorologistas descobriram que as tempestades com vento ciclónico eram muito mais frequentes do que se pensava, até então. O risco de um evento de vento de furacão no inverno começa a aumentar em setembro e outubro, atinge o seu pico em dezembro e janeiro e, em seguida, diminui, drasticamente, em abril e maio, embora raramente os tenhamos observado em todos os meses do ano no Atlântico Norte.
Cada temporada de inverno tem, em média, cerca de 37 eventos de vento com força de furacão não tropical sobre o Pacífico Norte e cerca de 45 eventos sobre o Atlântico Norte. O NOAA Ocean Prediction Center emite um "Aviso de vento com força de furacão" quando estão previstos, ou ocorrem, ventos sustentados, ou rajadas frequentes, de 64 nós (74 mph) ou mais, e não de forma diretamente associada a um ciclone tropical.”
Os
eventos de vento com força de furacão ocorrem principalmente durante a reclusão
quente ou estágio maduro do ciclo de vida do ciclone extratropical, conforme
descrito por Shapiro & Keyser em 1990. Durante esta fase, pode haver uma
característica semelhante a um olho de vento relativamente calmo e céu limpo.
Durante o estágio maduro do ciclo de vida do ciclone extratropical, muitos desses ciclones cavam muito rapidamente, com um núcleo de ventos com força de furacão, desenvolvendo-se ao longo do lado frio da parte curvada para trás da frente quente. Geralmente, essas condições são de curta duração, em média, durando menos de 24 horas.
Impacto
Quando essas tempestades com força de furacão ocorrem ao longo das rotas de navegação, elas representam uma ameaça significativa à vida e à propriedade devido aos ventos e ondas fortes. A tempestade de Halloween de 1991 – a famosa “Tempestade Perfeita” – produziu ventos com força de furacão com ondas confirmadas de até 30 metros!. Em 1998, o porta-contentores APL China perdeu 388 contentores e sofreu avarias noutros 400, quando encontrou ventos com força de furacão e uma onda de 70 pés no Pacífico Norte, provocados por um ciclone extratropical que foi alimentado com a energia residual do que fora o “Typhoon Babs”. Quando essas tempestades intensas atingem a terra, também podem causar danos generalizados ao longo da costa, como ventos fortes e inundações, sem falar nas fortes nevascas.
Autor: Fred Pickhardt meteorologista marinho e fundador da Ocean Weather Service, que fornece serviços de roteamento otimizado de navios e relatórios meteorológicos forenses marítimos para a indústria marítima.
Sem comentários:
Enviar um comentário