A CMA CGM está decidida a expandir maciçamente a sua presença no complexo portuário Los Angeles-Long Beach, concordando em adquirir a operadora de terminal de LA Fenix Marine Services.
O grupo transportador já detém uma participação de 10% na instalação e tornar-se-á o único proprietário quando comprar os restantes 90% - de propriedade do fundo de private equity EQT Infrastructure III por US $ 2,3 mil milhões.
De acordo com a CMA CGM, o terminal é o terceiro maior do complexo de gateway LA-LB, com uma capacidade anual de movimentação de cerca de 2,5 milhões TEU e uma concessão para operar até 2034.
“A rápida recuperação da economia global demonstrou a importância dos portos e da infraestrutura logística”, disse Rodolphe Saadé, presidente e CEO do CMA CGM Group.
“Para administrar com eficiência as nossas operações portuárias na costa oeste dos Estados Unidos, decidimos adquirir a Fenix Marine Services.
“A Fenix Marine Services é um dos maiores terminais do país e uma de suas portas de entrada mais estratégicas. É uma instalação industrial chave que fortalecerá significativamente a nossa posição e apoiará o nosso rápido crescimento neste mercado”, acrescentou.
De acordo com o banco de dados eeSea Liner, o terminal, neste momento, serve dois serviços transpacíficos da Ocean Alliance –PSW1 e PWS3, que disponibilizam, cada um, quatro navios de 13.000 teu a 14.000 TEU – três serviços expressos transpacíficos CMA CGM / APL e o serviço CPX da SM Line.
O terminal possui quatro berços de cerca de 350 metros, está equipado com 16 guindastes e possui oito linhas ferroviárias intermodais.
A CMA CGM acrescentou que, uma vez concluído o negócio, iria expandir o parque de contentores e a sua capacidade ferroviária, além de construir um novo cais. Acrescentou, ainda, que os navios movidos a GNL do grupo deveriam começar a fazer escala no terminal no início do próximo ano.
A Fenix assinou recentemente uma encomenda de US $ 50 milhões por quatro novos guindastes de pórtico.
Sem comentários:
Enviar um comentário