A Rússia iniciou provas de mar sobre o que, segundo ela, é o maior e mais poderoso quebra-gelo do mundo. O Siberia, com propulsão nuclear, partiu a 16 de novembro, navegando no Golfo da Finlândia para iniciar três semanas de testes antes do comissionamento.
O NPI Siberia faz parte do Projeto Russo 22220, construído pelo estaleiro báltico Baltiysky Zavod. O navio tem 33.530 dwt com comprimento de 173,43 m e uma boca máxima de 34,14 m. É operado por uma tripulação de até 75 pessoas. O navio relatado pode viajar a velocidades de até 22 nós e foi projetado para lidar com gelo de até 2,75 m de espessura a velocidades de 1,5 a 2 nós.
Durante as próximas três semanas, a tripulação de comissionamento verificará o funcionamento dos mecanismos e equipamentos do quebra-gelo. Os especialistas planeiam realizar uma série de testes, incluindo a operação de uma unidade de turbina a vapor, sistemas de propulsão elétrica do navio, operação de linhas de veio e mecanismos de convés (âncora e leme).
A velocidade e as características de manobra do quebra-gelo, o funcionamento dos sistemas gerais do navio e os sistemas de automação também serão testados. Além disso, os testes de mar incluirão a verificação dos sistemas de navegação e comunicação, bem como a operação do complexo de helicópteros.
O Estaleiro Báltico informou que a quilha Siberia foi assente a 26 de maio de 2015. O navio foi lançado à água em 22 de setembro de 2017. A previsão é que a entrega da unidade seja feita até o final deste ano.
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