São vários os navios que a 5 de novembro se encontram presos no gelo, espalhados ao longo da Rota do Mar do Norte.
A maioria deles aguarda disponibilidade de quebra-gelo para atravessar o gelo. O quebra-gelo VYAGACH está actualmente, no porto de Pevek, os graneleiros NORDIC QINNGUA, GOLDEN PEARL e o carga geral UHL FUSION são liderados pelo quebra-gelo nuclear TAYMYR, os três em trânsito NSR da Europa para o Extremo Oriente. Os graneleiros NORDIC NULUUJAAK e GOLDEN SUEK ficaram presos no gelo, e aguradam a chegada de quebra-gelo. Os navios de carga geral POOLGRACHT, UHL FAITH, UHL FLASH , que transitavam da China para o Norte da Europa ficaram presos no gelo, e esperam ajuda de quebra-gelo.
Cerca de uma dúzia de navios cargueiros russos também estão posicionados ao longo da NSR, esperando por quebra-gelo ou tentando encontrar passagens entre os blocos de gelo.
Os navios-tanque de GNL, embora sendo mais ou menos autónomos, mais potentes e de mais elevada classe de gelo, não podemos esquecer que os seus operadores já tiveram de recorrer aos quebra-gelos também, no inverno passado, depois que um deles ficou danificado durante o trânsito da NSR de forma autónoma.
Sem comentários:
Enviar um comentário