25 de novembro de 2021

10 principais nações proprietárias de navios

A Analista Principal de carga da VesselsValue, Olivia Watkins, compilou uma lista das principais nações proprietárias de navios do mundo, classificadas pelo valor total da frota, atualizada a novembro de 2021.

1º China (era 2º ­)

A China passou do segundo lugar (que detinha em janeiro) para o primeiro lugar desta vez, possuindo um total de US $ 191 bilhões em ativos.

A China possui o maior número de navios porta-contentores que, conjugado com o recente aumento nas taxas e valores de construção, acabou por ser decisivo e a colocou no topo em termos de valor de frota. O aumento nas taxas também gerou uma onda de pedidos em todo o setor de contentores, à medida que a confiança dos proprietários no mercado exponenciou. Dos 516 navios porta-contentores encomendados, globalmente, desde janeiro de 2021, 46% dos pedidos foram feitos por empresas chinesas, que incluem as OOCL, SITC e COSCO Shipping.

Assistimos, ainda, ao aumento significativo nas taxas de graneleiro desde o início do ano com o Capesize 54-TCA a passar de US $ 16.656 / dia, a 1 de janeiro, para um pico de US $ 86.953 / dia, a 7 de outubro, um aumento de 420%. Isso quase duplicou o valor total da frota de granéis da China nos últimos 10 meses, de US $ 28 mil milhões para US $ 53 mil milhões.

2º Japão (era 1º ¯)

O Japão caiu do primeiro para o segundo lugar, com um total de US $ 187 mil milhões em ativos. Este é um aumento de mais de $ 70 mil milhões desde janeiro de 2021, com destaque para os mercados de graneleiros, gás liquefeito de petróleo (GLP) e transportadores de veículos. De entre as 10 maiores nações proprietárias, o Japão possui a frota de GLP de maior valor, com US $ 7,4 mil milhões. Os ganhos e as vendas causaram um aumento no valor total da frota em US $ 1,6 milhar de milhão desde janeiro.

O valor total das transportadoras de veículos sob propriedade japonesa chega aos impressionantes US $ 13,4 milhares de milhões, um aumento de US $ 6,1 mil milhões em comparação com o início do ano. Esse aumento foi causado pelas principais empresas japonesas MOL, NYK Line e K Line, que encomendaram 26 novas construções desde o início do ano. Os estaleiros japoneses aumentaram as tarifas para US $ 100 milhões para um transportador de veículos CEU (dual fuel) movido a gás natural liquefeito (GNL), um aumento de US $ 10 milhões em relação ao ano passado.

3º Grécia (era 4º ­)

A Grécia subiu para o terceiro lugar no ranking desde janeiro deste ano. O valor total passou de US $ 93,2 mil milhões no início do ano para US $ 145 mil milhões. A Grécia é o maior proprietário de petroleiros e, embora os ganhos tenham permanecido em níveis recorde, assistimos a aumentos nas taxas spot que aumentaram os valores de toda a frota. Os valores de construção nova e, portanto, os valores de revenda, aumentaram entre 20-30% em VLCCs, Suezmaxes e Aframaxes desde o início do ano.

A Grécia é também proprietária da mais valiosa frota de transportadores de GNL. Com as atuais taxas spot em alta, o valor da frota do país aumentou em US $ 2 mil milhões desde o início do ano.

O valor da frota de granéis da Grécia quase duplicou de US $ 28 milhares de milhão para US $ 53 mil milhões, em resultado das altas taxas de frete. Os gregos continuam ativos no mercado de S&P, respondendo por cerca de um quarto dos graneleiros comprados, até agora, neste ano.

4º EUA (era 3º ¯)

Os EUA caíram para o quarto lugar desde janeiro deste ano, com um total de US $ 96 mil milhões em ativos.

Daqueles, cerca de US $ 56 mil milhões são compostos (sem surpresa) por navios de cruzeiro, já que as maiores empresas de cruzeiros Carnival e Royal Caribbean estão baseadas nos Estados Unidos, pelo que o país assume a sua posição de maior proprietário global de navios de cruzeiro, apesar do valor da frota ter diminuído um total de US $ 7 mil milhões desde o início do ano – ao que a epidemia SARS Cov2 não será alheia.

Os EUA também são proprietários proeminentes no setor RoRo, possuindo um total de ativos de $ 2,1 mil milhões, onde o mercado viu um aumento no valor de $ 1,2 milhar de milhão a partir de janeiro.

5º Singapura (era 5º «)

Singapura permaneceu em quinto lugar desde janeiro deste ano, com ganhos semelhantes no setor de granéis e contentores como outras nações. Os seus investimentos no setor de contentores seguiram o aumento global, aumentando o valor de sua frota de US $ 10 mil milhões para US $ 25 mil milhões.

Desde o início do ano, empresas como a OM Maritime e a X-Press Feeders capitalizaram no mercado em alta e fizeram encomendas em volumes menores, como navios de contentores de 2.700 e 1.800 TEU.

Em tonelagem de segunda mão, uma venda de referência particular que ocorreu foi o Concerto RDO (6.969 TEU, dezembro de 2009, Hyundai Heavy Industries) que foi vendido à OM Maritime da D Oltmann Reederei por $ 110 milhões, o preço mais alto pago por uma construção pós 2009.

6º Alemanha (era 6º «)

A Alemanha permaneceu em sexto lugar, com um total de US $ 76,8 milhares de milhão. Uma grande parte da frota sempre foi composta por navios porta-contentores e, consequentemente, o enorme boom do transporte marítimo de contentores fez com que o valor da frota alemã aumentasse em US $ 34 mil milhões desde o início do ano.

Os investimentos alemães no pequeno setor de granéis secos também foram recompensados. O valor total da frota aumentou US $ 1 milhar de milhão desde janeiro, à medida que as taxas de frete foram aumentando ao longo do ano.

7º Coreia do Sul (era 8º ­)

A Coreia do Sul subiu para a sétima posição desde janeiro deste ano, ultrapassando o Reino Unido. O valor total da frota agora é de US $ 58 mil milhões, um aumento de US $ 24 mil milhões desde o início do ano.

Os investimentos da Coreia do Sul nos setores de GNL e GLP estão, finalmente, a produzir frutos, com valores a duplicar desde o início do ano. Com os preços do GNL atingindo o pico na segunda metade de 2021, os valores da frota duplicaram para o setor de gás da Coreia do Sul. Hyundai LNG, Pan Ocean e H Line encomendaram 15 grandes transportadores de GNL este ano, com a encomenda mais recente de US $ 200 milhões, um aumento de US $ 20 milhões nos valores de nova construção.

A Coreia do Sul ainda mantém uma posição dominante como exportador mundial por via marítima de automóveis. Os principais armadores / operadores são a Glovis, que expandiu a frota de transportadores puros de veículos e caminhões (PCTC) nos últimos anos, e a Eukor, com 20% das ações pertencentes à Hyundai Glovis e Kia Motors. O alto volume de fabrico de automóveis e exportações marítimas torna a Coreia do Sul o terceiro maior proprietário de transportadoras de veículos.

8º Reino Unido (era 7º ¯)

O Reino Unido caiu para o oitavo lugar, possuindo um total de US $ 54 mil milhões em ativos. O valor total da frota aumentou em US $ 15 mil milhões desde o início do ano, com a maioria dos ganhos assentes nos setores, em expansão, de granel e contentores.

O mercado de navios de contentores esteve sob imensa pressão no último ano. A procura contrariada pelo COVID-19 que pressiona os gastos do consumidor, mau tempo na China e bloqueios de terminais devido aos constrangimentos COVID-19, contribuíram para o alto congestionamento dos portos. No entanto, estamos assistindo, agora, a problemas graves na cadeia de abastecimento global e congestionamentos portuários que estão a ameaçar as entregas de Natal em alguns locais do Reino Unido. Felixstowe, um dos principais portos de contentores do Reino Unido, relatou congestionamento devido a uma grave escassez de camionistas, o que significa que os contentores se estão a acumular no porto e parques de armazenamento. Isso está tornando cada vez mais difícil descarregar contentores e recarregar as caixas vazias para serem enviadas de volta à Ásia. Isso poderá provocar que as taxas aumentem ainda mais em todo o setor.

9º Taiwan, China Insular (­)

Taiwan reentrou no top 10 do ranking (por troca com a Dinamarca) através da concretização dos investimentos em graneleiros e porta-contentores. O valor total da frota é, agora, de US $ 47 mil milhões, sendo US $ 32 mil milhões exclusivos da sua frota de porta-contentores. Empresas como as TS Lines, Wan Hai Lines e Evergreen colocaram um total de 107 encomendas até agora, este ano, um quinto do total de encomendas feitas.

10º Noruega (era 9º ¯)

A Noruega caiu uma posição, para 10º, desde janeiro deste ano, impulsionada principalmente pela diminuição no valor da frota offshore. Muitos dos investimentos da Noruega são no setor de perfuração offshore móvel (MODU), de modo que as grandes petrolíferas cortaram agressivamente o capex, pelo que foram muitos os contratos de MODU rescindidos, suspensos ou atrasados. Foram afetados os valores em todas as idades e tipos de ativos offshore. Os principais proprietários de MODU, como a Borr Drilling, viram as suas frotas perderem 500 milhões de USD em valor.

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