11 de novembro de 2021

Dois quebra-gelos russos para resgatar navios bloqueados pelo gelo

As autoridades distritais no Extremo Oriente russo decidiram mobilizar dois quebra-gelos para ajudar os navios, atualmente bloqueados, pelo gelo no Mar da Sibéria Oriental. No entanto, alguns dos navios terão de esperar, pelo menos, uma semana antes de poderem ser libertados do cativeiro no remoto gelo marinho do Ártico.

O Yamal com motor nuclear deve chegar à região a 20 de novembro, enquanto o Novorossiisk, com motor a diesel, chegará a 15 de novembro, informaram as autoridades regionais em Chukotka.

Complementarmente, será enviado o navio de resgate Spasatel Zaborshchikov. A decisão foi tomada esta semana por Yuri Trutnev, o assessor presidencial do Extremo Oriente russo.

O comissionamento dos poderosos navios quebra-gelo ocorre num momento em que as severas condições do gelo marinho apanharam os transportadores de surpresa. Existem agora cerca de 20 navios presos ou lutando para atravessar as águas geladas. Entre eles está o UHL Vision, que nos últimos dias esteve isolado nas águas ao norte das Ilhas da Nova Sibéria, e os graneleiros Golden Suek, Golden Pearl, Nordic Quinngua e Nordic Nuluujaak que estão a leste desse mesmo arquipélago.

Na área também está o petroleiro Vladimir Rusanov, bem como os navios de carga Selenga e o navio finlandês Kumpula, todos escoltados para oeste pelo quebra-gelo nuclear Vaigach.

Enquanto isso, no porto de Pevek, estão seis navios que, provavelmente, também precisarão de ajuda para saírem da área.

Nos últimos anos, as condições do gelo no final de outubro e no início de novembro permitiram extensas viagens ao longo da vasta costa ártica russa. Este ano, no entanto, grande parte das remotas águas do Ártico já estavam cobertas por gelo marinho desde o final de outubro. E o lençol branco está a ficar cada vez mais espesso e difícil de navegar. A julgar pelos mapas de gelo fornecidos pelo Instituto Russo de Pesquisa Ártica e Antártica, há agora uma camada de gelo na maior parte do Mar de Laptev e no Mar da Sibéria Oriental, com até 30 cm de espessura. E no estreito que separa o continente com a Ilha de Wrangle está uma área com mais de um metro de espessura de gelo de vários anos.

De acordo com o governador regional Roman Kopin, agora existe um contato próximo com a Rosatomflot, a empresa estatal que opera a frota russa de quebra-gelos nucleares.

No entanto, a assistência adicional para quebra-gelo não estará na região tão cedo. A julgar pelos serviços de rastreamento de navios, o Yamal estava no dia 9 de novembro ainda atracado em Murmansk, enquanto o Novorossiisk estava localizado na costa de Kamchatka.


Os dois quebra-gelos nucleares mais modernos da Rússia, o 50 Let Pobedy e o Arktika, estão, ao momento, ancorados em Murmansk e São Petersburgo, respetivamente. Este último está a passar por um processo de atualização técnica num dos três motores elétricos. O navio é o primeiro da classe LK-60 e teve seu primeiro inverno no Ártico em 2021.

Toda esta região de Chukotka depende, quase exclusivamente, de abastecimento por navios. Segundo o governador Kopin, a maior parte das mercadorias já foi entregue, embora falte a chegada de mais 5 mil toneladas de alimentos.

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