Num esforço para aumentar a consciência marítima, o Conselho da OMI decidiu, na sua reunião que decorreu de 8 a 12 de novembro, estabelecer um Dia Internacional da Mulher no Mar, a ser celebrado a 18 de maio de cada ano.
Depois de adotada pela Assembleia Geral da OMI em dezembro de 2021, a data celebrará as mulheres na indústria, promoverá o recrutamento, a retenção e o emprego sustentado de mulheres no setor marítimo, aumentará o perfil das mulheres no setor marítimo e fortalecerá o compromisso da OMI com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (igualdade de género) e trabalho de apoio para resolver o atual desequilíbrio de género no setor marítimo.
Com relação à situação, o secretário-geral da OMI, Kitack Lim, disse:
"Saúdo a aprovação desta proposta pelo Conselho. Não só aumenta os esforços para alcançar o ODS 5 sobre igualdade de género, como é uma ação de acompanhamento perfeita para a resolução da Assembleia da OMI, e apelo para que seja alcançado um ambiente sem barreiras para as mulheres, de forma que todas as mulheres possam participar em pleno, com segurança e sem entraves às atividades da comunidade marítima, incluindo a navegação e a construção naval.
De acordo com a informação, a proposta de estabelecer um Dia Internacional da Mulher no Mar foi discutida, pela primeira, vez pelo Comité de Cooperação Técnica (TCC) da IMO em setembro de 2021, após o entusiasmo do Tema Marítimo Mundial em 2019 "Fortalecimento das mulheres na comunidade marítima".
Sem comentários:
Enviar um comentário