A empresa de engenharia dinamarquesa Danfoss irá fornecer o propulsor para o que é dito ser o primeiro ferry totalmente elétrico de construção portuguesa, para substituir o seu homólogo movido a diesel.
A divisão Editron da empresa fornecerá um sistema de transmissão marítima totalmente elétrico que consiste num sistema de link CC totalmente integrado para instalação de energia e propulsão, incluindo eletrónica de controlo, transformadores, caixas CC e software de gestão de energia.
Espera-se que o sistema corte as emissões CO2 e reduza os custos de operação.
Além disso, a Danfoss disse que o sistema tem metade do tamanho dos tradicionais análogos em CA, tornando-o o mais compacto e leve do mercado.
O município de Aveiro, Portugal, planeia integrar o primeiro ferry totalmente elétrico no seu sistema de transporte público no próximo ano.
A embarcação, que faz parte dos esforços do país para atingir a neutralidade de carbono até 2050, substituirá o ferry a diesel existente que opera entre o Forte da Barra, em Ílhavo, e São Jacinto, em Aveiro.
O navio de 37 metros e dois pisos está a ser construído pelo estaleiro português Navaltagus e tem capacidade para transportar até 260 passageiros e 19 viaturas, uma capacidade acrescida de 90% e 30%, respetivamente, em comparação com o seu homólogo a gasóleo.
Sem comentários:
Enviar um comentário