25 de novembro de 2021

Índia tem sistema próprio de navegação por satélite (vídeo)

 

A Índia tornou-se (há um ano) o quarto país do mundo a ter o seu sistema regional independente de navegação por satélite reconhecido pela Organização Marítima Internacional (OMI) como parte do Sistema Mundial de Navegação por Rádio (WWRNS). Os outros três países com os seus sistemas de navegação reconhecidos pela OMI, são EUA, Rússia e China.

O Sistema de Navegação por Satélite Regional da Índia (IRNSS) foi projetado para fornecer serviços de informação de posição precisa para auxiliar na navegação de navios nas águas do Oceano Índico. O Diretor Geral de Navegação (DGS) abordou a OMI para conceder reconhecimento ao IRNSS como um componente do WWRNS, semelhante ao Sistema de Posicionamento Global (GPS) de propriedade dos EUA ou Sistema de Navegação Global por Satélite da Rússia (GLONASS) – um processo que levou dois anos.

Segundo o Diretor Geral de Navegação Amitabh Kumar, “A dependência excessiva de qualquer sistema não é segura. A OMI encorajou vários países a projetar os seus próprios sistemas de navegação por satélite. A IMO agora aceitou o IRNSS como um módulo de navegação alternativo. Anteriormente era usado apenas como uma experiência piloto; agora todos os navios mercantes estão autorizados a usá-lo, até mesmo os pequenos navios de pesca.”

Kumar disse que o IRNSS é um sistema de navegação moderno e mais preciso e, a qualquer momento, há pelo menos 2.500 navios mercantes em águas indianas que agora poderão usar o sistema. O IRNSS será usado para auxiliar na navegação de navios em águas oceânicas na área de aproximadamente 1.500 km da fronteira com a Índia, disse o DGS no seu comunicado.

Assista ao vídeo 

Sem comentários:

Enviar um comentário