2 de novembro de 2021

Tecnológicas apelam que se dê prioridade a eficiência energética e a tecnologia de propulsão renovável

 Por se concentrar apenas num conjunto limitado de medidas e de se preocupar, apenas, com novos combustíveis, a indústria naval corre o risco de perder uma grande oportunidade de obter ganhos imediatos e impactantes no combate à emergência climática – de acordo com um grupo de empresas de tecnologia marítima.

O grupo – cujos participantes iniciais incluem as AirSeas, Houlder, NAPA, Norsepower e I-Tech – apelou hoje (2 de novembro) à indústria, incluindo a Organização Marítima Internacional (IMO) e à UE, para promover mais investimentos em eficiência energética e tecnologias de propulsão de energias renováveis para que o setor marítimo não perca a “grande e imediata oportunidade” de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com as empresas, as atuais regulamentações incentivam a indústria a fazer duas coisas: reduzir a potência dos motores para que os navios sejam obrigados a reduzir a velocidade, para economizar combustível, e mudar, gradualmente, para combustíveis com baixo e zero de carbono – como hidrogénio verde, metanol amónia ou biocombustíveis.

No entanto, dada a escala e a urgência da emergência climática, o grupo argumenta que os regulamentos colocam, inadvertidamente, o setor em risco, ignorando a “enorme gama” de inovadora eficiência e tecnologias de propulsão renováveis ​​que já proporcionam economias significativas de combustível (e de emissões) à frota comercial, incluindo, embora não se limite, a propulsão eólica, lubrificação de casco por ar, armazenamento de energia em bateria, tecnologia de revestimento de casco, dispositivos de economia de energia hidrodinâmica e software de otimização de viagem.

"Embora o setor de transporte marítimo precise de tecnologias de eficiência em combustíveis futuros, existe um sentimento crescente de que os combustíveis estão sendo priorizados", disse Rupert Hare, CEO da Houlder, a consultora independente que coordena o grupo. "Nenhum dos dois fornece a solução definitiva para a frota existente ou para os navios do futuro. De forma crítica e clara, os combustíveis futuros serão menos densos em energia do que os atuais, pelo que os navios precisarão de mais combustível para cumprir os mesmos objetivos de desempenho.”

Hare continuou: “Dado que cada gota de novo combustível será essencial, a eficiência energética e as tecnologias de propulsão renováveis ​​não só podem preencher esta lacuna, como podem significar a diferença entre o sucesso e a sobrevivência. A melhor parte é que essas tecnologias se complementam e aos combustíveis alternativos. Cada navio tem sua própria combinação de tecnologias que podem reduzir, drasticamente, a sua pegada de carbono.”

O grupo pretende engajar todas as partes interessadas no transporte marítimo e autoridades internacionais para expandir o seu objetivo e atenção. Argumentam que a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento de longo prazo e o desenvolvimento de combustíveis alternativos são essenciais para a descarbonização do setor marítimo, embora alertem para o facto de que "não são a solução completa".

Além disso, o grupo diz que o transporte marítimo precisa integrar a eficiência disponível e as tecnologias de propulsão renováveis ​​no seu roteiro de curto prazo - com os três objetivos a seguir:

1) Garantir que o setor avance para enfrentar os desafios ambientais de forma imediata;

2) Fornecer a oportunidade de reduzir de imediato as emissões e o consumo de combustível, enquanto os combustíveis alternativos continuam a crescer;

3) Fornecer à frota atual uma oportunidade de acompanhar os objetivos ambientais em rápida aceleração vindos dos reguladores, do mercado e do consumidor final.

Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário