Os políticos taiwaneses debateram ontem o futuro da segunda
maior linha de contentores da ilha, a Yang Ming Marine Transport Corp, com sugestões
de fusão com outras linhas ou, até, com a estatal Taiwan International Port
Corp (TIPC).
Com a dramática consolidação em progresso por todo o sector
de transporte de contentorizado este ano, a semi-estatal Yang Ming, que teve prejuízos
de US $ 407m nos primeiros três trimestres de 2016, encontra-se numa posição
precária. Actual nona maior linha de contentores do mundo, com uma frota de
565.766 TEU’s de acordo com a Alphaliner, a Yang Ming necessita tomar algumas
decisões difíceis sobre o seu futuro. Para ser uma empresa de linha global, e
sobreviver, na realidade que hoje conhecemos precisaria ter, pelo menos, o
dobro da capacidade. Uma fusão com a outra taiwanesa Evergreen não é uma
solução muito simples, por duas razões: primeiro, o estado controla 33% de Yang
Ming e, em segundo lugar, as duas linhas farão parte de alianças diferentes, a
partir do próximo Abril – a Yang Ming na The Alliance, enquanto a Evergreen se
inscreveu na Ocean Alliance.
Os políticos, ontem, instaram o Ministério de Transportes e
Comunicações a fundir a Yang Ming com a TIPC, o organismo que administra todos
os portos da ilha, mas será boa ideia? A oposição atacou, entretanto, os planos
do governo de uma ajuda de emergência de quase 2 mil milhões de USD à Evergreen
e à Yang Ming.
Outras transportadoras de nível médio, tal como as duas de
Taiwan, poderão estar na mira da consolidação, como por exemplo, a OOCL de Hong
Kong, a Hyundai Merchant Marine da Coreia do Sul e Israelita ZIM.
Ao que se sabe, a ZIM, pretende desfazer-se da sua
rede global e dedicar-se ao tráfego transmediterrâneo. Na Coreia do Sul, o
governo coreano prometeu apoiar a HMM como a transportadora de bandeira do país,
no seguimento da bancarrota da Hanjin Shipping no final de agosto. Enquanto
isso, surgem rumores de que a OOCL (controlada pela família Tung) poderá
avançar para a aquisição da Cosco e da Evergreen. O preço por acção da OOCL
saltou dos HK $ 3 para HK $ 34, desde o início do mês, devido à pressão
especulativa sobre estes possíveis investimentos.Artigo completo
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