As empresas chinesas de leasing e os bancos estão a explorar
novas oportunidades no sector do transporte e navegação, à medida que os
tradicionais credores hipotecários europeus se afastam cada vez mais da
indústria marítima.
Esta crescente participação das empresas chinesas foi
discutida na recente conferência da Semana Marítima da Ásia 2016, em Singapura.
Estas instituições financeiras foram criadas em 2007, com o foco inicial no
financiamento da aviação. Estão agora activos no financiamento de navios,
enquanto os credores europeus, como a Investec e o Royal Bank of Scotland estão
reduzindo a sua exposição ao transporte marítimo, no meio de uma prolongada recessão
na indústria. Na verdade, quando a indústria estava saudável, todos os bancos
ocidentais dominaram o mercado. Actualmente o negócio navega por águas mais agitadas
e, disso não haja dúvidas, o dinheiro está do lado chinês.
Para já, os bancos e as empresas de leasing da China estão
abertas a clientes asiáticos e ocidentais tendo, para o efeito, assistido a
vários eventos de comércio marítimo na Europa para atender clientes potenciais,
esperando um aumento de quota de mercado em 15 a 17%, no ano de 2017. Estas empresas
e bancos não funcionam de forma autónoma, antes socorrem-se de consultoria
financeira da norueguesa Northcape Capital, que tem trabalhado em estreita
colaboração com eles nos últimos anos.Artigo completo
Sem comentários:
Enviar um comentário