O crescimento do volume de contentores
carregados continua acelerado muito perto de bater a barreira dos 200 milhões
de TEU em 2017.
Na última previsão da Consultora
Drewry, publicado em Outubro, prevê-se que o tráfego mundial de contentores
carregados deste ano (ou seja, o débito total portuário menos os transbordos e
vazios, dividido por dois – para contabilizar os dois sentidos) possa ultrapassar
o limiar dos 200 milhões de TEU pela primeira vez.
As recentes estatísticas
portuárias e comerciais, divulgadas após a publicação do relatório, confirmam
esse resultado como uma certeza e até sugerem que se tenha de rever em alta a
perspectiva na próxima previsão, no final do ano.
O indicador (Drewry Global
Container Port Through Index) não mostra sinais de desaceleração, com a última
leitura de Setembro a situar-se quase 10 pontos acima do mesmo mês em 2016.
Ignorando as flutuações mensais, a tendência foi marcadamente positiva em 2017,
seguindo um padrão de crescimento mais expressivo que no ano passado.
Os índices referentes a Setembro
revelam que o crescimento tem sido generalizado, com todas as regiões a
mostrarem melhoria anuais. As regiões que apresentaram maior crescimento foram
a América do Norte (+ 12,6%), a América Latina (+ 11,1%) e a China (10,3%). Onde
se apresenta mais lento é na Europa (4,4%).
Semelhantes
ao índice portuário, os números do comércio global apontam para um amplo crescimento,
com apenas dois mercados (Ásia-Oceânia) e (Europa-Médio Oriente) em campo
negativo. Em geral, os mercados “Leste-Oeste” que ligam a Ásia, América do
Norte e Europa, apresentaram-se mais fortes em cerca de + 5% no agregado,
contra 3,4% para a amostra das rotas “Norte-Sul”. (ver tabela abaixo - Credit: Drewry)
Já,
durante a semana passada, ficamos a saber que a frota mundial de contentores tinha
atingido a marca histórica dos 21 milhões de TEUs de capacidade a 2 de Novembro,
de acordo com a Alphaliner e que essa capacidade de transporte havia superado a
procura durante o terceiro trimestre de 2017 devido aos efeitos combinados de
novas entregas de navios e a uma redução na frota ociosa. Os volumes globais da
tonelagem de transporte de contentores cresceram cerca 7,7% durante o período
Julho-Setembro de 2017, ficando, segundo a Alphaliner, assim ordenada a posição
das 10 maiores Operadoras/armadoras globais (credit Alphaliner):
Sem comentários:
Enviar um comentário