Os novos meganavios
porta-contentores de 22.000 TEU encomendados e com entrega programada para 2019
e 2020 (9 pela CMA CGM e 11 pela MSC), poderão atingir uma capacidade de 23.500,
inaugurando uma nova era para os navios do tipo megamax.
De acordo com a Alphaliner, as
especificações das encomendas de ambas as operadoras incluem opções para
ampliar os navios, nomeadamente o alargamento da boca, para poder acomodar uma
24ª linha de contentores no convés.
Segundo a consultora, embora o
comprimento se mantenha em torno da marca dos 400 metros estabelecida com os
navios de classe Triple-E da Maersk, a largura, provavelmente, será ampliada
para os 61,4 metros.
A Alphaliner define estes navios
de próxima geração como Megamax-24 (MGX-24) em função de 24 baías de contentores
(comprimento), 24 linhas no convés (largura) e a altura da pilha em 24 contentores,
sendo de 12 nos porões e até 12 no convés. O número real de caixas
transportadas poderá, no entanto, ser menor, devido ao peso da carga e aos constrangimentos
portuários.
A Alphaliner também definiu o
navio Megamax-23 (MGX-23) como aquele que tem 24 baías de comprimento e 23
linhas de contentores em largura. Normalmente, esses navios têm uma LOA de 400m
e uma boca de e 59m, tendo uma capacidade nominal entre os 18.000 a 21.000 TEU.
Outras características destes MGX-24
e MGX-23, segundo a definição da consultora, Alphaliner são: um casario mais
avançado; casco mais volumoso; aumento do pontal e do calado; motores menores e
com velocidades de serviço mais baixas; e pontes de amarração de contentores mais
elevadas.
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