19 de novembro de 2017

Bancos alemães tentam livrar-se de dívida “tóxica”

Os principais bancos de crédito nacionais alemães, o Deutsche Bank e o Commerzbank estão a redobrar esforços para se livrarem de empréstimos a transportadoras em dificuldades, disseram fontes financeiras, já que o sistema bancário alemão detém cerca de 100 mil milhões de dólares em dívidas “tóxicas” no sector.
Embora o sector de transporte marítimo esteja a mostrar sinais de recuperação após uma longa recessão de perto de uma década, ainda luta com excesso de navios e um crescimento lento no comércio global, o que levou a algumas companhias de navegação à ruína.
Os bancos alemães, uma vez líderes mundiais no financiamento de navios, assumiram milhares de milhões de euros em empréstimos às companhias de transporte, enquanto outros operadores de crédito europeus – perante a pressão dos reguladores – abandonaram o negócio.
Fontes na área financeira com conhecimento do assunto disseram que o Deutsche Bank, o principal credor da Alemanha, procura transferir pelo menos 250 milhões de dólares, em empréstimos problemáticos na área do transporte, para uma unidade dentro do grupo, com o objectivo de vender a dívida no futuro.
Os bancos na Alemanha estão particularmente expostos ao transporte de contentores, um mercado que se mantém fraco há vários anos.
Num movimento separado, o Commerzbank, o segundo maior banco da Alemanha, vendeu mais de US $ 300 milhões de crédito problemático ao Berenberg Bank e ao fundo de investimento Cross Ocean Partners.
Fonte do Berenberg Bank disse à Reuters que tinha comprado “empréstimos de três dígitos, de médio prazo, sobre transporte ao Commerzbank em conjunto com um fundo de acções / private equity dos EUA”, sem fornecer mais detalhes. O Commerzbank recusou comentar.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário