De acordo com A indústria bancária de investimento
(IB) e fontes da indústria de transporte marítimo, a HMM vai encomendar 20
navios porta-contentores de grande porte a partir do início do ano que vem. ”A
HMM vai encomendar 20 navios de grande porte, incluindo nove de 20.000 TEU e 11
de 11.000 TEU, o que configura uma expansão agressiva da frota”, disse um alto
funcionário da IB.
O analista refere que a HMM
aumentará o número de navios super grandes como estratégia para enfrentar a consolidação
global. Actualmente, a HMM possui 56 navios próprios, com capacidade (volume
máximo de embarque) para 43 mil TEU, estando classificada no 13º lugar no
mundo. Por outro lado, a Maersk, que pertence à Aliança 2M (tal como com a HMM),
possui uma capacidade de 3,55 milhões de TEU e a MSC, 3,02 milhões de TEU, oito
vezes a da HMM.
No ano que vem, espera-se que o
Japão efective a fusão das suas três principais companhias de navegação de linha
(MOL, NYK e K Line) e que a nova companhia de navegação resultante atinja uma
capacidade de 1,7 milhão de TEU. A principal empresa de transporte marítimo da
China, a Cosco (com 1,81 milhões de TEU), fechará, finalmente, o negócio de
aquisição da OOCL (670,000 TEU) de Hong Kong, que após a recepção dos navios à
data encomendados era prevista atingir a sétima maior frota do mundo por 2019.
Assim sendo, a capacidade da Cosco (incluindo a dos navios encomendados)
excederá os 3 milhões de TEU, saltando para o segundo ou terceiro lugar do
mundo. Daí o movimento de antecipação da coreana já que a HMM não conseguiria
competir num ambiente desta dimensão com o uma capacidade máxima de 400.000 TEU,
sendo o seu maior navio um porta-contentores com capacidade para 13.100 TEU.
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