Uma investigação de dois meses
iniciada em Abril deste ano pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma
da China (NDRC) encontrou várias violações à concorrência nos portos do país.
Como resultado, os portos de
Xangai, Tianjin, Ningbo Zhoushan e Qingdao foram obrigados a cortar as taxas de
operação de contentores a partir de 2018, em valores que variam entre 10 a 20%.
A NRDC informou que os portos de
Tangshan, Huanghua, Weihai, Rizha e Lianyungang estavam entre os 39 portos intimados
a corrigir as irregularidades, que incluíam, ainda, o monopólio dos mercados de
conferência, agenciamento, serviços de despacho e cobrança de taxas excessivas
de manuseio de carga de exportação.
Além disso, a investigação
descobriu que era negado, às empresas de transporte marítimo, o direito de
escolher o seu fornecedor de rebocagem portuária, violando a livre concorrência
entre as empresas de reboque nos portos.
Segundo explicou a NRDC As
referidas práticas impedem o desenvolvimento dos portos, aumentam os custos da
economia real e restringem a concorrência no mercado. Acrescentou que planeia
monitorizar e verificar a implementação das medidas de auto-rectificação
propostas pelos portos no próximo período, para garantir que as referidas
violações são erradicadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário