A Alphaliner aponta que a
capacidade de transporte de contentores ultrapassou a procura no terceiro
trimestre, devido aos efeitos combinados de entregas de navios novos e à
colocação ao serviço de alguma da frota ociosa.
O analista global de frete revelou
que, segundo o seu estudo, os volumes globais dos portos de contentores
cresceram 7,7% no 3ºT, depois de investigar 75% dos 200 maiores terminais contentorizados
do mundo, e que se revela como o maior volume de crescimento ao longo do ano. O
maior crescimento foi observado na região latino-americana, com volumes acima
de 10% como um todo.
Os portos chineses, incluindo Hong
Kong, também assistiram a um bom crescimento de volume, calculado em 9,3% no mesmo
trimestre, enquanto o porto de Ningbo atingiu os 13,3% de aumento (6,38 milhões
de TEU) e Guangzhou os 11,9% (5,2 milhões de TEU).
Ao contrário, no Sudeste Asiático,
a evolução foi bem pior, com Port Klang a registar uma queda de 15,1% em volume
de operação, com um volume estimado de 2,81 milhões de TEU, no terceiro
trimestre. O porto da Malásia, classificado como 12º maior do mundo, foi
atingido pelo impacto da reestruturação das alianças.
Contudo, no cômputo geral, segundo
a consultora, o aumento do volume de contentores verificado de 8,1%, no final
de Setembro, não foi suficiente para impedir o crescimento da capacidade das
operadoras de transporte, que desta forma fica bem acima da procura mundial. A
Alphaliner concluiu, ainda, que “Apesar da elevada taxa de crescimento do
volume registado no terceiro trimestre, as operadoras não conseguiram
capitalizar a melhoria das condições da procura".
O crescimento da capacidade de transporte pressionou
as taxas de frete dos contentores, que caíram 4% na semana passada.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário