O transporte marítimo global teve outro impulso com o Baltic
Dry Index (BDI) a atingir os 1112 pontos depois dos profundos recuos nos
últimos meses, parecendo dar sinal de um retorno crescente à saúde do sector.
O BDI é o indicador económico global que monitoriza o
movimento de matérias-primas pelos mares.
Depois de uma tempestade perfeita, com excesso de capacidade
e procura reduzida na indústria, o BDI caiu para mínimos históricos em 2016, no
entanto os resultados atuais parecem muito mais auspiciosos para a navegação.
Dito isto, enquanto o BDI pode estar subindo, as taxas
Panamax continuar a diminuir.
Ao aumento do BDI junta-se uma tendência geral de
crescimento no transporte marítimo, com a Maersk Line a relatar, recentemente, um
sólido Q4 e com perspectivas muito positivas para 2017.
Além disso, a CMA CGM e a Hapag-Lloyd também relataram
bons resultados no Q4 de 2016, o que mostra um crescimento no mercado de
transporte de contentores após o desaparecimento da Hanjin Shipping.Artigo original
Sem comentários:
Enviar um comentário