24 de março de 2017

Os estaleiros coreanos olham para o mercado de guindastes de contentores (STS)

A Autoridade Portuária de Busan está a considerar encomendar novas gruas de pórtico aos estaleiros sul-coreanos.
O porto está, actualmente, em processo de construção de sete cais para contentores em Busan Newport que projecta estarem prontos por 2021. Três outros cais estão a ser construídos por companhias privadas. O porto estima que a construção de 10 novas gruas para guarnecer as novas construções poderiam custar cerca de US $ 900 milhões.
Os estaleiros sul-coreanos perderam o interesse no mercado de guindastes há uma década, perante a concorrência chinesa, francamente mais barata. No entanto, o diferencial de preços esvaneceu-se em mais de 30%, rondando os 5% actualmente, pelo que alguns estaleiros já manifestaram interesse no mercado, tendo por base as encomendas esperadas por parte do porto de Busan e o envelhecimento da infra-estrutura noutros portos locais.

A Autoridade Portuária de Busan pretende atingir os 20 milhões de TEUs em 2017. O volume de carga de contentores no Porto de Busan subiu 2,7 %, sobre os 19,46 milhões de TEUs no ano passado. O porto diz que continuará a envidar todos os esforços para reforçar as actividades de marketing por parte das alianças, aumentando o volume de cargas e de novos serviços, promovendo incentivos de eficiência e procurando atrair contentores de países com potencial de crescimento, incluindo o Sueste Asiático (Vietname), a América do Sul e o Médio Oriente.
Como se sabe, os construtores sul-coreanos estão sob forte pressão financeira desde a crise económica global de 2008, que fez com que novas encomendas e à concorrência mais dura dos rivais chineses. No entanto, os construtores sul-coreanos ganharam mais de metade das novas encomendas colocadas em todo o mundo em Janeiro, relegando a China para o segundo lugar.

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