A Autoridade Portuária de Busan está a considerar encomendar
novas gruas de pórtico aos estaleiros sul-coreanos.
O porto está, actualmente, em processo de construção de sete
cais para contentores em Busan Newport que projecta estarem prontos por 2021.
Três outros cais estão a ser construídos por companhias privadas. O porto
estima que a construção de 10 novas gruas para guarnecer as novas construções
poderiam custar cerca de US $ 900 milhões.
Os estaleiros sul-coreanos perderam o interesse no mercado
de guindastes há uma década, perante a concorrência chinesa, francamente mais
barata. No entanto, o diferencial de preços esvaneceu-se em mais de 30%,
rondando os 5% actualmente, pelo que alguns estaleiros já manifestaram
interesse no mercado, tendo por base as encomendas esperadas por parte do porto
de Busan e o envelhecimento da infra-estrutura noutros portos locais.
A Autoridade Portuária de Busan pretende atingir os 20
milhões de TEUs em 2017. O volume de carga de contentores no Porto de Busan
subiu 2,7 %, sobre os 19,46 milhões de TEUs no ano passado. O porto diz que
continuará a envidar todos os esforços para reforçar as actividades de
marketing por parte das alianças, aumentando o volume de cargas e de novos
serviços, promovendo incentivos de eficiência e procurando atrair contentores
de países com potencial de crescimento, incluindo o Sueste Asiático (Vietname),
a América do Sul e o Médio Oriente.
Como se sabe, os construtores sul-coreanos estão sob forte pressão
financeira desde a crise económica global de 2008, que fez com que novas
encomendas e à concorrência mais dura dos rivais chineses. No entanto, os
construtores sul-coreanos ganharam mais de metade das novas encomendas
colocadas em todo o mundo em Janeiro, relegando a China para o segundo lugar.
Sem comentários:
Enviar um comentário