16 de março de 2017

Piratas exigem resgate em sequestro de navio

Os sequestradores do petroleiro Aris 13 exigiram resgate pela libertação do navio, que foi assaltado ao largo da costa da Somália e levado para a cidade portuária de Alula. Oito membros da tripulação originários do Sri Lanka foram feitos reféns pelos piratas.
Abdirahman Mohamud Hassan, Director Geral das Forças Policiais Marítimas de Puntland, disse à Reuters: “Estamos determinados em resgatar o navio e a sua tripulação. As nossas forças partiram para Alula. É nosso dever resgatar o navio sequestrado pelos piratas e vamos salvá-lo.”
Este incidente marca o primeiro acto de pirataria, bem-sucedido, praticado contra um navio comercial desde 2012. Com uma tonelagem bruta de 1.800, o navio tanque de abastecimento  Aris 13 é propriedade da empresa panamiana Armi Shipping e administrado pela Aurora Ship Management, dos Emirados Árabes Unidos.
O relatório anual da pirataria do Bureau Marítimo Internacional da ICC (IMB) revelou, no início de 2017, que haviam sido sequestrados no mar mais tripulantes em 2016, do que em qualquer dos 10 anos anteriores, apesar da pirataria global ter atingido os níveis mais baixos desde 1998.
Na sequência do sequestro do Aris 13, ao largo de Puntland, na Somália, o Secretário-Geral da OMI, Kitack Lim, exortou a indústria naval a aplicar de forma diligente e continuada as orientações da IMO e as melhores práticas de gestão para evitar possíveis ataques de piratas.

“Embora tenhamos visto um declínio muito apreciável na actividade pirata ao largo da Somália, desde o último sequestro por piratas somalis conhecido, em 2012, a realidade é que a pirataria ao largo da costa da Somália não foi erradicada e as condições subjacentes não mudaram. A navegação mercante deve continuar a tomar medidas de protecção contra possíveis ataques de piratas no Golfo de Áden e na parte ocidental do Oceano Índico, através da conveniente aplicação das orientações da IMO e das Melhores Práticas de Gestão”, disse Lim.

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