O executivo-chefe da Comissão de Serviços Financeiros de
Guernsey (GFSC) saudou um novo acordo com a República Popular da China, pelo que
espera que as grandes corporações chinesas sigam a movimentação da China Cosco
Shipping na constituição de cativos de seguros na ilha.
Dominic Wheatley disse à Fairplay que o memorando de
entendimento (MOU) assinado pelo centro financeiro da Ilha do Canal com a China
Insurance Regulatory Commission (CIRC) levará a uma maior cooperação entre os
órgãos reguladores de ambos os mercados.
O acordo é o terceiro MOU sobre seguros assinado entre
Guernsey e a China nos últimos nove meses, acreditando Wheatley que o bailiado
vai assistir a um maior fluxo de empresas chinesas, incluindo as que asseguram
interesses marítimos, que poderão usar a ilha como domicílio cativo
preferencial.
Um "cativo" é uma garantia seguradora independente
criada por empresas para segurar na totalidade, ou parte, dos seus riscos. As
grandes empresas de energia com responsabilidades potenciais significativas poderão
formar cativos se a escala dos seus riscos não puder ser satisfeita pelo
mercado de seguros convencional, ou porque seriam demasiado dispendiosos em
termos de prémios.
Mais de 20 mil milhões de dólares foram pagos pela cativa da
empresa de energia BP após o desastre do Deepwater Horizon, em consequência de
poluição por petróleo, um valor que não poderia ter sido segurado no mercado de
seguros e resseguros.
“Os cativos permitem que as corporações administrem os seus
riscos de forma mais eficiente”, disse Wheatley à Fairplay. “Nalguns casos, a
empresa pode muito bem ter uma notação financeira nominal AA, não estando disposta,
portanto, a transferir o seu risco para companhias de seguros que têm uma notação
financeira inferior. Em vez disso, elas investirão em cativos e poderão alocar
os custos para as áreas individuais do negócio que o cativo protegerá.”
“Guernsey é o local mais atraente para os cativos no mercado
internacional e, como tal, esperamos ver mais empresas chinesas procurar operar
a partir da ilha”, acrescentou.
No mês passado, a China Cosco anunciou o lançamento do
Cosco Shipping Captive Insurance, que se tornou a primeira companhia de seguros
de transporte marítimo da China. As seguradoras marítimas foram apanhadas de surpresa
com o movimento cativo da China Cosco, dado que a instalação irá remover maior
parcela de riscos do mercado marítimo, numa altura em que a concorrência nos
negócios disponíveis continua intensa.Artigo original
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