31 de março de 2017

Não haverá recuperação significativa no mercado de transporte de carga geral antes de 2018

As taxas de frete no sector de navegação multipropósito parecem ter chegado ao ponto mais baixo em dez anos, com sinais de recuperação do mercado muito frágeis, que poderão ser mais evidentes e sustentados nos próximos anos, segundo a Drewry no seu mais recente “Multipurpose Shipping Market Annual Review & Forecast 2017”.
Prevê-se que a procura por transporte de cargas secas aumente em cerca de 3% em 2018 mas, dentro desse valor, a quota de mercado disponível para os navios multipropósito é mais interessante. A Drewry estima que a quota de mercado de navios multipropósito (MPV) no tráfego de granel foi de cerca de 17%, enquanto a sua participação nos tráfegos de carga geral atingiu os 20%.
Embora a procura por MPV’s tenha caído ligeiramente em relação a 2015, espera-se que venha a crescer a uma taxa média anual de 3,4% até 2021.
No outro lado da equação, espera-se que a entrega de navios novos se contraia, no mesmo período, embora apenas 0,1%.
Nos últimos cinco anos, a percentagem de navios de projecto que estão a entrar na frota mundial aumentou a uma média de 58%. No entanto, em 2016, cerca de 93% deles tinham capacidade de elevação, o que é um aviso de declínio de navios MPV simples (convencionais). Assim sendo, será expectável uma redução de 4% de navios deste tipo na frota mundial, deixando perceber uma possível retoma nas taxas de frete.
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