As taxas de frete no sector de navegação multipropósito
parecem ter chegado ao ponto mais baixo em dez anos, com sinais de recuperação
do mercado muito frágeis, que poderão ser mais evidentes e sustentados nos
próximos anos, segundo a Drewry no seu mais recente “Multipurpose Shipping
Market Annual Review & Forecast 2017”.
Prevê-se que a procura por transporte de cargas secas
aumente em cerca de 3% em 2018 mas, dentro desse valor, a quota de mercado
disponível para os navios multipropósito é mais interessante. A Drewry estima
que a quota de mercado de navios multipropósito (MPV) no tráfego de granel foi
de cerca de 17%, enquanto a sua participação nos tráfegos de carga geral atingiu
os 20%.
Embora a procura por MPV’s tenha caído ligeiramente em
relação a 2015, espera-se que venha a crescer a uma taxa média anual de 3,4%
até 2021.
No outro lado da equação, espera-se que a entrega de navios
novos se contraia, no mesmo período, embora apenas 0,1%.
Nos últimos cinco anos, a percentagem de navios de
projecto que estão a entrar na frota mundial aumentou a uma média de 58%. No
entanto, em 2016, cerca de 93% deles tinham capacidade de elevação, o que é um
aviso de declínio de navios MPV simples (convencionais). Assim sendo, será
expectável uma redução de 4% de navios deste tipo na frota mundial, deixando
perceber uma possível retoma nas taxas de frete.Artigo original
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