O porto de Amesterdão está a comprar energia para navios que escalam
no porto em parceria com a EXE e a Senfal sem a intervenção de um fornecedor de
energia externo. Esta é a primeira vez que uma organização utiliza uma
plataforma de transacção fornecida pelo Energy eXchange Enablers Entrnce, que é
uma divisão da Alliander.
"O nosso objectivo é, em última instância, sermos capazes
de atender às necessidades energéticas do Porto através da sua própria geração
de energia verde. Este projecto é um precursor disso mesmo”, diz Robin
Schipper, gestor do Programa de Energia Sustentável do porto de Amesterdão.
Foram instaladas ligações de energia em terra para navios de
cruzeiro fluvial e embarcações de navegação interior, com a finalidade de
minimizar a utilização de geradores a diesel.
Até agora sempre foi tudo organizado através de um fornecedor de energia. Agora,
com o software inteligente construído
de raiz para nós, sabemos de antemão quais os cais e horários da utilização dos
postos, através de um aplicativo. Este software
permite prever o consumo de energia para
o dia seguinte de forma totalmente automatizada. Esta funcionalidade permite
determinar a quantidade de energia que deve ser comprada numa base horária e
que, em simultâneo, permite optimizar a compra dessa energia, cujos cálculos demonstram
que o Porto de Amesterdão poderá conseguir obter uma economia de 30%.
Por outro lado e devido aos grandes volumes, isto pode
ter um efeito vantajoso sobre os preços da energia para os residentes nas
imediações.Artigo original
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