22 de março de 2017

FBI "ataca" reunião do Box Club

Os investigadores da autoridade da concorrência dos EUA “visitaram”, na semana passada a reunião bianual do Box Club em San Francisco, entregando intimações aos CEOs das principais linhas de contentores e aproveitaram uma rara janela para exercer seu poder sobre companhias não-baseadas nos EUA.
A Maersk Line confirmou, na segunda-feira, que recebeu uma intimação do Departamento de Justiça (DOJ) na quarta-feira “no decurso de uma investigação sobre a indústria global de transporte marítimo de contentores”. A empresa global disse, ainda, que a intimação não contém alegações contra a empresa.
"Uma intimação não significa que uma empresa se envolveu em comportamento ilegal nem prejulga o resultado da própria investigação", disse Maersk. "Como sempre, Maersk vai cooperar plenamente com as autoridades em suas investigações, e irá responder como apropriado para a intimação."
As fontes confirmam que foram vários os CEOs de outras linhas de contentores também citados. Não está claro se a investigação do DOJ se centrou em torno da reunião bianual do International Council of Containership Operators, vulgarmente conhecido como "Box Club", ou sobre qualquer outra coisa. O DOJ recusou comentar.
A Mediterranean Shipping Co. também confirmou: “Confirmamos que várias companhias de transporte de contentores, incluindo a MSC Mediterranean Shipping Company, receberam, na semana passada, intimações do Departamento de Justiça dos EUA. “Devido à natureza contínua da investigação, não podemos fazer mais comentários nesta fase”, acrescentaram.
O Box Club inclui os CEOs de todas as principais linhas de contentores e permite que apenas os líderes de cada empresa participem nas suas reuniões, duas vezes por ano. Não é feito qualquer anúncio das suas ordens de trabalho, do local da reunião ou do que foi discutido.
Os advogados antitruste dos Estados Unidos participam das reuniões, mesmo quando realizadas fora dos Estados Unidos, para garantirem que as discussões não se transformem em situações legalmente precárias como, por exemplo, os preços. Normalmente, o grupo convida economistas ou analistas da indústria para abordar temas da actualidade com interesse.
O exemplo mais recente de uma grande acusação anti concorrencial, por parte do Departamento de Justiça sobre as transportadoras, sobreveio num caso baseado em Baltimore, no qual as transportadoras Ro-Ro Wallenius Wilhelmsen Logistics, K Line, NYK Line Japan e CSAV se declararam culpadas por conluio de preços e foram multadas. Foi pago um total de mais de US $ 230 milhões, e foram vários os ex-executivos dos transportadores que se declararam culpados e receberam penas de prisão. Algumas dessas transportadoras também foram penalizadas pelos reguladores da União Europeia, Japão, Austrália e África do Sul.
A réplica dos transportadores é de que as taxas flutuam desordenadamente e que a oferta e a procura determinam os níveis das taxas. O excesso de capacidade nos últimos anos levou as taxas até baixos históricos, provocando biliões de dólares de perdas em 2016 e à significativa consolidação da indústria a que se assistiu desde 2016 até agora.
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