Os investigadores da autoridade da concorrência dos EUA “visitaram”,
na semana passada a reunião bianual do Box Club em San Francisco, entregando
intimações aos CEOs das principais linhas de contentores e aproveitaram uma
rara janela para exercer seu poder sobre companhias não-baseadas nos EUA.
A Maersk Line confirmou, na segunda-feira, que recebeu uma
intimação do Departamento de Justiça (DOJ) na quarta-feira “no decurso de uma
investigação sobre a indústria global de transporte marítimo de contentores”. A
empresa global disse, ainda, que a intimação não contém alegações contra a empresa.
"Uma intimação não significa que uma empresa se
envolveu em comportamento ilegal nem prejulga o resultado da própria
investigação", disse Maersk. "Como sempre, Maersk vai cooperar
plenamente com as autoridades em suas investigações, e irá responder como
apropriado para a intimação."
As fontes confirmam que foram vários os CEOs de outras
linhas de contentores também citados. Não está claro se a investigação do DOJ
se centrou em torno da reunião bianual do International Council of
Containership Operators, vulgarmente conhecido como "Box Club", ou sobre
qualquer outra coisa. O DOJ recusou comentar.
A Mediterranean Shipping Co. também confirmou: “Confirmamos
que várias companhias de transporte de contentores, incluindo a MSC
Mediterranean Shipping Company, receberam, na semana passada, intimações do
Departamento de Justiça dos EUA. “Devido à natureza contínua da investigação,
não podemos fazer mais comentários nesta fase”, acrescentaram.
O Box Club inclui os CEOs de todas as principais linhas de
contentores e permite que apenas os líderes de cada empresa participem nas suas
reuniões, duas vezes por ano. Não é feito qualquer anúncio das suas ordens de
trabalho, do local da reunião ou do que foi discutido.
Os advogados antitruste dos Estados Unidos participam das
reuniões, mesmo quando realizadas fora dos Estados Unidos, para garantirem que
as discussões não se transformem em situações legalmente precárias como, por
exemplo, os preços. Normalmente, o grupo convida economistas ou analistas da
indústria para abordar temas da actualidade com interesse.
O exemplo mais recente de uma grande acusação anti
concorrencial, por parte do Departamento de Justiça sobre as transportadoras, sobreveio
num caso baseado em Baltimore, no qual as transportadoras Ro-Ro Wallenius
Wilhelmsen Logistics, K Line, NYK Line Japan e CSAV se declararam culpadas por
conluio de preços e foram multadas. Foi pago um total de mais de US $ 230
milhões, e foram vários os ex-executivos dos transportadores que se declararam
culpados e receberam penas de prisão. Algumas dessas transportadoras também
foram penalizadas pelos reguladores da União Europeia, Japão, Austrália e
África do Sul.
A réplica dos transportadores é de que as taxas
flutuam desordenadamente e que a oferta e a procura determinam os níveis das
taxas. O excesso de capacidade nos últimos anos levou as taxas até baixos
históricos, provocando biliões de dólares de perdas em 2016 e à significativa consolidação
da indústria a que se assistiu desde 2016 até agora.Artigo original
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