23 de março de 2017

A empresa de salvamento Ardent reflutua o navio de carga sueco

As equipas de salvamento da Ardent endireitaram e reflutuaram o graneleiro auto-estivador Sternö, que se afundou parcialmente na entrada superior das eclusas de Lilla Edet no rio Gota, Suécia, a 23 de Fevereiro.
O navio acabou por ficar encalhado na estrutura do molhe com um adorno por bombordo de 54 graus. O navio estava carregado com 1.400 toneladas de grão. As equipas da Ardent foram mobilizadas no final de Fevereiro, e concluíram a operação de salvamento, tendo entregado o navio em 22 de Março.
“Houve enormes contrariedades contra as quais tivemos de lutar. O clima gelado e o tráfego n um canal muito activo foram condicionantes importantes“, disse Johan Foks, comandante chefe da Ardent Salvage. “Nós mobilizamos embarcações e equipamentos de salvamento, estabelecemos três postes de amarração do lado oposto do rio para separar o navio do molhe”.
“Com esta operação, conseguimos corrigir o adorno em 11 graus e aliviamos carga para a operação de reflutuação”, disse Rob Rutten, arquitecto naval da Ardent. “Uma vez iniciado o bombeamento da água para fora da sala de máquinas, o navio voltou a flutuar e foi estabilizado com um adorno de 4 graus. Manobramos o navio através das eclusas e amarrámo-lo ao cais para a descarga da carga remanescente a bordo. O navio ficou com um adorno de 2 graus após a conclusão dos trabalhos”.
A 22 de Março, os rebocadores Svitzer Bob e Svitzer Bonden rebocaram o navio de Lila Edet para Gothenberg, na Suécia.
Noutra operação distinta, a 9 de Março, outra equipa Ardent pôs a reflutuar o navio de carga Skagern num local a apenas quatro milhas náuticas a montante do Sternö.
Artigo original

Sem comentários:

Enviar um comentário