As equipas de salvamento da Ardent endireitaram e reflutuaram
o graneleiro auto-estivador Sternö, que se afundou parcialmente na entrada superior
das eclusas de Lilla Edet no rio Gota, Suécia, a 23 de Fevereiro.
O navio acabou por ficar encalhado na estrutura do molhe com
um adorno por bombordo de 54 graus. O navio estava carregado com 1.400
toneladas de grão. As equipas da Ardent foram mobilizadas no final de Fevereiro,
e concluíram a operação de salvamento, tendo entregado o navio em 22 de Março.
“Houve enormes contrariedades contra as quais tivemos de
lutar. O clima gelado e o tráfego n um canal muito activo foram condicionantes
importantes“, disse Johan Foks, comandante chefe da Ardent Salvage. “Nós
mobilizamos embarcações e equipamentos de salvamento, estabelecemos três postes
de amarração do lado oposto do rio para separar o navio do molhe”.
“Com esta operação, conseguimos corrigir o adorno em 11
graus e aliviamos carga para a operação de reflutuação”, disse Rob Rutten, arquitecto
naval da Ardent. “Uma vez iniciado o bombeamento da água para fora da sala de
máquinas, o navio voltou a flutuar e foi estabilizado com um adorno de 4 graus.
Manobramos o navio através das eclusas e amarrámo-lo ao cais para a descarga da
carga remanescente a bordo. O navio ficou com um adorno de 2 graus após a
conclusão dos trabalhos”.
A 22 de Março, os rebocadores Svitzer Bob e Svitzer Bonden
rebocaram o navio de Lila Edet para Gothenberg, na Suécia.
Noutra operação distinta, a 9 de Março, outra equipa
Ardent pôs a reflutuar o navio de carga Skagern num local a apenas quatro milhas
náuticas a montante do Sternö.Artigo original
Sem comentários:
Enviar um comentário