Inventadas um século atrás, as colunas giratórias fixas ao
convés do navio interagem com o vento para fornecer impulso para vante e poderão
permitir até 10% de economia em combustível
Um petroleiro oceânico vai ser equipado com um tipo de “vela
giratória”, inventada há quase um século, num processo que o poderá transformar
no petroleiro mais ecológico em todo o mundo.
As velas incomuns são colunas giratórias fixadas ao convés
do navio, cuja interacção com o vento fornece impulso para a frente. A
experiência vai ser apoiada pela Maersk, uma das maiores empresas de navegação
do mundo e o braço de transporte da Shell.
O transporte marítimo internacional é propulsionado, em
grande parte, por combustível pesado, altamente poluente, e a indústria está
sob crescente pressão para assumir o seu papel na luta contra as alterações
climáticas, reduzindo as emissões. As tecnologias que têm vindo a ser
exploradas na redução da poluição incluem kites, baterias ou o uso de biocombustíveis.
A vela de rotor foi inventada pelo engenheiro alemão
Anton Flettner que a colocou em prática em dois navios, um dos quais atravessou
o Atlântico em 1926. Propulsiona o navio porque quando o vento passa na vela do
rotor fá-lo girar (o fluxo de ar que entra acelera de um lado e desacelera no
lado oposto), criando uma força de impulsão perpendicular à direcção do vento.Artigo original
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