O primeiro túnel para navios do mundo vai ser construído debaixo
de uma montanha na remota costa ocidental da Noruega, na zona que se
convencionou ser a fronteira entre o Mar da Noruega e o Mar do Norte. A costa
ocidental da Noruega é perigosa para o tráfego de navios e o túnel proposto
visa tornar a viagem muito mais segura e rápida.
O governo norueguês deu, agora, luz verde para a construção
do túnel Stad, que terá de escavar uma milha de rocha por um custo orçamentado
em cerca de 260 milhões de libras esterlinas, embora a Noruega – com a sua
enorme riqueza em petróleo e gás do Mar do Norte – o possa, provavelmente, pagar
sem grandes dificuldades.
O túnel, que deverá levar uma década a construir, vai
permitir que os navios possam evitar navegar pela península de Stad, onde os mares
são tempestuosos – uma pesquisa recente contabilizou que, neste troço costeiro,
havia 46 naufrágios responsáveis por 33 mortes, desde 1945. Assim, em vez de terem
de enfrentar um trajecto com as piores condições de tempo, os navios de carga e
de passageiros passam a poder fazer um atalho através dos fiordes. A península,
que tem 1.600 metros de altura e é dominada pela montanha Tarvaldsegga, é
extremamente ventosa e perigosa e, este túnel, permitirá que os navios se possam
proteger do vento (e dos seus efeitos sobre o mar).
O túnel será grande, o suficiente, para permitir a passagem
dos gigantes navios de cruzeiro da Hurtigruten, que navegam entre Bergen e
Kirkenes. A própria construção, só por si, tornar-se-á numa atracção turística,
quando entrar ao serviço em 2029. Os trabalhos deverão ter início no próximo
ano, sendo que o túnel irá ter 33 metros de altura, 23 metros de largura e uma
milha de comprimento, com uma profundidade de 12 metros.
O projecto do túnel foi o escolhido, em detrimento de um
canal tradicional para navios, por causa dos danos ambientais que um canal
faria à península. Permitirá, depois de concluído, a passagem de navios até
16.000 toneladas métricas de arqueação, incluindo cargueiros e navios de
cruzeiro. A rocha que for extraída nas obras de construção do túnel será aproveitada
para a construção de um novo espaço comercial na área circundante.
A Noruega orgulha-se do seu registo de construção de
túneis, na tentativa de superar a sua geografia difícil, o que inclui montanhas
cobertas de neve e longos fiordes. O túnel rodoviário Lærdal tem 25 quilómetros
de comprimento e foi inaugurado em 2000, sendo o túnel rodoviário mais longo do
mundo. É tão comprido, que os motoristas são incentivados a fazerem uma pausa e
se refrescarem em galerias especialmente iluminadas, para o efeito, ao longo do
caminho, para evitar que os motoristas possam adormecer.Artigo original
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