7 de março de 2017

A Noruega vai construir o primeiro túnel do mundo para navios

O primeiro túnel para navios do mundo vai ser construído debaixo de uma montanha na remota costa ocidental da Noruega, na zona que se convencionou ser a fronteira entre o Mar da Noruega e o Mar do Norte. A costa ocidental da Noruega é perigosa para o tráfego de navios e o túnel proposto visa tornar a viagem muito mais segura e rápida.
O governo norueguês deu, agora, luz verde para a construção do túnel Stad, que terá de escavar uma milha de rocha por um custo orçamentado em cerca de 260 milhões de libras esterlinas, embora a Noruega – com a sua enorme riqueza em petróleo e gás do Mar do Norte – o possa, provavelmente, pagar sem grandes dificuldades.
O túnel, que deverá levar uma década a construir, vai permitir que os navios possam evitar navegar pela península de Stad, onde os mares são tempestuosos – uma pesquisa recente contabilizou que, neste troço costeiro, havia 46 naufrágios responsáveis por 33 mortes, desde 1945. Assim, em vez de terem de enfrentar um trajecto com as piores condições de tempo, os navios de carga e de passageiros passam a poder fazer um atalho através dos fiordes. A península, que tem 1.600 metros de altura e é dominada pela montanha Tarvaldsegga, é extremamente ventosa e perigosa e, este túnel, permitirá que os navios se possam proteger do vento (e dos seus efeitos sobre o mar).
O túnel será grande, o suficiente, para permitir a passagem dos gigantes navios de cruzeiro da Hurtigruten, que navegam entre Bergen e Kirkenes. A própria construção, só por si, tornar-se-á numa atracção turística, quando entrar ao serviço em 2029. Os trabalhos deverão ter início no próximo ano, sendo que o túnel irá ter 33 metros de altura, 23 metros de largura e uma milha de comprimento, com uma profundidade de 12 metros.
O projecto do túnel foi o escolhido, em detrimento de um canal tradicional para navios, por causa dos danos ambientais que um canal faria à península. Permitirá, depois de concluído, a passagem de navios até 16.000 toneladas métricas de arqueação, incluindo cargueiros e navios de cruzeiro. A rocha que for extraída nas obras de construção do túnel será aproveitada para a construção de um novo espaço comercial na área circundante.
A Noruega orgulha-se do seu registo de construção de túneis, na tentativa de superar a sua geografia difícil, o que inclui montanhas cobertas de neve e longos fiordes. O túnel rodoviário Lærdal tem 25 quilómetros de comprimento e foi inaugurado em 2000, sendo o túnel rodoviário mais longo do mundo. É tão comprido, que os motoristas são incentivados a fazerem uma pausa e se refrescarem em galerias especialmente iluminadas, para o efeito, ao longo do caminho, para evitar que os motoristas possam adormecer.
Artigo original

Sem comentários:

Enviar um comentário