1 de dezembro de 2016

Transferir as dificuldades para os operadores de terminais pode provocar maiores danos nas transportadoras

As linhas de transporte de contentores estão em perigo de colocar o futuro investimento portuário em risco nas suas exigências de redução de custos na operação dos terminais, de acordo com o recém-lançado relatório Ports and Terminals Insight, publicado pela consultora global de transportes Drewry.
Os operadores de terminais enfrentam a "tempestade perfeita" com custos crescentes devido a maiores navios, maiores riscos do negócio com alianças maiores, diminuição do crescimento da procura global e a pressão sobre os preços de operação dos terminais por parte das operadoras com escassez de dinheiro, disse Drewry.
Segundo afirmou o analista da Drewry, Neil Davidson, os operadores de terminais terão que conviver com 10% a 20% de aumento de custos de operação e capital, devido ao crescimento das dimensões dos navios. Para além disso, o risco também aumenta devido a alianças maiores (menos clientes) e, simultaneamente, porque existe jogo de interesses nas escolhas portuárias entre os membros da aliança, o que significa que a tomada de decisões não é necessariamente lógica.
Os resultados financeiros dos operadores portuários e terminais revelam fracos ganhos orgânicos face à escalada dos níveis de dívida. O Índice Port, da Drewry, uma avaliação ponderada pelo mercado do desempenho dos preços das acções das principais operadoras listadas, caiu 10% no último trimestre. Será necessária uma racionalização mais rigorosa dos custos e uma redução dos riscos financeiros para poder manter os juros dos investimentos.
Ainda, segundo a consultora internacional, as linhas de transporte devem ser cuidadosas na abordagem a esta situação. Se os retornos de investimento e de operação dos terminais caírem para valores críticos, ou os riscos se tornarem demasiado elevados (ou ambos), então os operadores de terminal podem simplesmente parar de investir. Nesse caso, todos irão perder.
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