A ISO 19030-1: 2016, agora publicada, enuncia os princípios
gerais para a medição de alterações no desempenho do casco e do hélice, definindo
um conjunto de indicadores de desempenho para as actividades de manutenção,
reparação e reabilitação do casco e do hélice.
Os princípios gerais enunciados e os indicadores de
desempenho definidos são aplicáveis a todos os tipos de navios movidos por
hélices de passo fixo convencionais, cujo objectivo é comparar o desempenho do
casco e do hélice, do mesmo navio ao longo do tempo.
O desempenho do casco e da hélice refere-se à relação entre
a condição do casco imerso e do hélice de um navio e a potência necessária para
mover esse navio através da água a uma determinada velocidade. A medição das
alterações no desempenho do casco e do hélice do navio ao longo do tempo
permite indicar o impacto das actividades de manutenção, reparação e
reequipamento do casco e da hélice além da eficiência energética global do navio
em questão.
Os princípios gerais enunciados e os métodos definidos na ISO
19030 têm como base equipamentos de medição, informações, procedimentos e
metodologias disponíveis e reconhecidas internacionalmente.
De acordo com a Jotun Marine Coatings, uma das líderes
mundiais em revestimentos marítimos, que ajudou a indústria no desenvolvimento
desta norma internacional, a mudança tem o potencial de reduzir as emissões de
gases com efeito estufa da indústria em 10%, além de permitir uma economia de até
30 mil milhões de USD, em custos anuais com combustível.Artigo completo
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