12 de dezembro de 2016

China compra 80% do porto de Hambantota , no Sri Lanka

A China Merchants, empresa controlada pelo Estado Chinês, assinou um acordo com o governo do Sri Lanka para a compra de uma participação de 80% no porto de Hambantota, no sul da Ásia.
Num acordo que deverá ser ultimado no início do próximo ano, a China Merchants Port Holdings (CMPH) pagará US $ 1,1 mil milhões pela participação maioritária no porto, com os 20% restantes detidos pela autoridade portuária do Sri Lanka. Esta medida já desencadeou protestos por parte de opositores, por considerarem que se está a hipotecar o desenvolvimento económico do país. Por sua vez, as autoridades portuárias do Sri Lanka afirmaram que o acordo era necessário, porque as despesas de manutenção do porto, assim como as parcelas da dívida e pagamentos de juros, consumiam mais de um terço da receita anual total da autoridade portuária.
Hambantota está localizado a cerca de 250 km a sudeste do porto de Colombo. China Exim Bank financia com um empréstimo de mais de 1 milhar de milhão de dólares americanos para o projecto portuário, que está a ser construído pela China Communications Construction Co (CCCC).
Este é o maior de muitos investimentos chineses nos portos e infraestrutura do Sri Lanka e o maior projecto de investimento estrangeiro no país. Um outro projecto anterior, que foi apelidado pelos críticos de "elefante branco", foi o aeroporto Mattala, suspenso em duas ocasiões nos últimos dois anos, quando o novo governo investigou os termos da adjudicação do contrato e se comprometeu a deixar de depender demais do investimento chinês.
Cosco Shipyard Group e China Habour Engineering (CHEC) apresentaram uma proposta para construir e operar um estaleiro em Hambantota enquanto CMHI está em processo de construção de um novo terminal de contentores em parceria com a CHEC e a autoridade portuária do Sri Lanka.
A CMHI já detém 85% do Colombo International Container Terminal (CICT), que também é uma parceria com a autoridade portuária do Sri Lanka. O CICT investiu US $ 500 milhões para construir e operar o terminal por 35 anos, após o que será entregue à autoridade portuária do Sri Lanka.
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