A China Merchants, empresa controlada pelo Estado Chinês,
assinou um acordo com o governo do Sri Lanka para a compra de uma participação
de 80% no porto de Hambantota, no sul da Ásia.
Num acordo que deverá ser ultimado no início do próximo ano,
a China Merchants Port Holdings (CMPH) pagará US $ 1,1 mil milhões pela
participação maioritária no porto, com os 20% restantes detidos pela autoridade
portuária do Sri Lanka. Esta medida já desencadeou protestos por parte de
opositores, por considerarem que se está a hipotecar o desenvolvimento económico
do país. Por sua vez, as autoridades portuárias do Sri Lanka afirmaram que o
acordo era necessário, porque as despesas de manutenção do porto, assim como as
parcelas da dívida e pagamentos de juros, consumiam mais de um terço da receita
anual total da autoridade portuária.
Hambantota está localizado a cerca de 250 km a sudeste do
porto de Colombo. China Exim Bank financia com um empréstimo de mais de 1 milhar
de milhão de dólares americanos para o projecto portuário, que está a ser
construído pela China Communications Construction Co (CCCC).
Este é o maior de muitos investimentos chineses nos portos e
infraestrutura do Sri Lanka e o maior projecto de investimento estrangeiro no
país. Um outro projecto anterior, que foi apelidado pelos críticos de "elefante
branco", foi o aeroporto Mattala, suspenso em duas ocasiões nos últimos
dois anos, quando o novo governo investigou os termos da adjudicação do
contrato e se comprometeu a deixar de depender demais do investimento chinês.
Cosco Shipyard Group e China Habour Engineering (CHEC)
apresentaram uma proposta para construir e operar um estaleiro em Hambantota
enquanto CMHI está em processo de construção de um novo terminal de contentores
em parceria com a CHEC e a autoridade portuária do Sri Lanka.
A CMHI já detém 85% do Colombo International Container
Terminal (CICT), que também é uma parceria com a autoridade portuária do Sri
Lanka. O CICT investiu US $ 500 milhões para construir e operar o terminal por
35 anos, após o que será entregue à autoridade portuária do Sri Lanka.Artigo original
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