Três meses após o colapso da Hanjin Shipping, centenas de
carregadores ainda não receberam a sua carga, embora todos os seus navios tenham
sido descarregados.
Quando Hanjin declarou falência, a 31 de agosto, havia cerca
de 500 mil TEU’s com carga estimada em US $ 12 mil milhões, carregados em mais
de 100 navios por todo o mundo – muitos foram proibidos de entrar nos portos
até que as dívidas tenham sido saldadas e vários outros foram arrestados por
credores.
A evidência destas consequências continuam na ordem do dia,
como foi revelado numa reunião do comité de transporte do governo de Taiwan
ontem, quando foi alegado que "50 mil contentores com produtos taiwaneses
estavam apreendidos pelas autoridades portuárias de todo o mundo". Alguns
deputados pediram ao governo que exija uma compensação da Coreia do Sul em nome
dos carregadores de Taiwan. Segundo eles, "parte da carga de empresas
taiwanesas ainda está em Singapura ou em portos de outros países".
Não foi formalmente divulgado pelas autoridades, mas pensa-se
que sejam dezenas de milhar os contentores da Hanjin em terminais de Singapura,
efectivamente abandonados pelos carregadores, impossibilitados ou incapazes de
pagar o depósito e outros encargos exigidos para libertar os contentores.
O operador do terminal PSA insiste num depósito de $ 5.000
por contentor, reembolsável quando o contentor vazio for devolvido a um parque PSA.
Para além disso, exige que o consignatário ou carregador pague outros custos,
incluindo taxas de parqueamento e armazenagem, o que pode representar um
montante significativo.
Alguns carregadores calcularam que as taxas excedem o valor
das mercadorias e abandonaram os contentores. Consequentemente, a PSA emitiu um
aviso avisando que, se os contentores não fossem reclamados após 28 de
Novembro, "tomaria medidas para eliminá-los e / ou vendê-los".
Uma situação semelhante está ocorrendo em portos de contentores
por todo o mundo, porquanto os terminais tentam recuperar pelo menos as cargas
relativas aos contentores Hanjin nos seus cais, procurando colocar uma garantia
sobre eles.
Enquanto isso, a lista de credores da Hanjin Shipping
cresceu para 3.854. Incluem autoridades aduaneiras, pilotos, empresas de
reboque, agentes, empresas de camionagem, instalações de armazenamento,
consultores, gabinetes de contabilidade e de advogados, todos envolvidos na
maior bancarrota da história de 60 anos de transporte de contentores.
O montante total reclamado pelos credores a 10 de Outubro
é superior a US $ 800 milhões, mas é provável que venha a ser muito maior. O
maior credor singular é o armador Seaspan, que pretende US $ 46 milhões.Artigo original
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