7 de dezembro de 2016

Centenas de carregadores ainda esperam por cargas em contentores da Hanjin

Três meses após o colapso da Hanjin Shipping, centenas de carregadores ainda não receberam a sua carga, embora todos os seus navios tenham sido descarregados.
Quando Hanjin declarou falência, a 31 de agosto, havia cerca de 500 mil TEU’s com carga estimada em US $ 12 mil milhões, carregados em mais de 100 navios por todo o mundo – muitos foram proibidos ​​de entrar nos portos até que as dívidas tenham sido saldadas e vários outros foram arrestados por credores.
A evidência destas consequências continuam na ordem do dia, como foi revelado numa reunião do comité de transporte do governo de Taiwan ontem, quando foi alegado que "50 mil contentores com produtos taiwaneses estavam apreendidos pelas autoridades portuárias de todo o mundo". Alguns deputados pediram ao governo que exija uma compensação da Coreia do Sul em nome dos carregadores de Taiwan. Segundo eles, "parte da carga de empresas taiwanesas ainda está em Singapura ou em portos de outros países".
Não foi formalmente divulgado pelas autoridades, mas pensa-se que sejam dezenas de milhar os contentores da Hanjin em terminais de Singapura, efectivamente abandonados pelos carregadores, impossibilitados ou incapazes de pagar o depósito e outros encargos exigidos para libertar os contentores.
O operador do terminal PSA insiste num depósito de $ 5.000 por contentor, reembolsável quando o contentor vazio for devolvido a um parque PSA. Para além disso, exige que o consignatário ou carregador pague outros custos, incluindo taxas de parqueamento e armazenagem, o que pode representar um montante significativo.
Alguns carregadores calcularam que as taxas excedem o valor das mercadorias e abandonaram os contentores. Consequentemente, a PSA emitiu um aviso avisando que, se os contentores não fossem reclamados após 28 de Novembro, "tomaria medidas para eliminá-los e / ou vendê-los".
Uma situação semelhante está ocorrendo em portos de contentores por todo o mundo, porquanto os terminais tentam recuperar pelo menos as cargas relativas aos contentores Hanjin nos seus cais, procurando colocar uma garantia sobre eles.
Enquanto isso, a lista de credores da Hanjin Shipping cresceu para 3.854. Incluem autoridades aduaneiras, pilotos, empresas de reboque, agentes, empresas de camionagem, instalações de armazenamento, consultores, gabinetes de contabilidade e de advogados, todos envolvidos na maior bancarrota da história de 60 anos de transporte de contentores.
O montante total reclamado pelos credores a 10 de Outubro é superior a US $ 800 milhões, mas é provável que venha a ser muito maior. O maior credor singular é o armador Seaspan, que pretende US $ 46 milhões.
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